Os melhores estúdios de animação japonesa

Olá novamente! Como eu pretendo passar o resto do fim de semana me matando para fazer alguns trabalhos da faculdade, vou fazer o costumeiro post de domingo… no sábado! Saindo um pouco da avaliação de animes que estão começando ou terminando, a ideia hoje é bem simples, qual é o melhor estúdio de animação? A pergunta é incrivelmente subjetiva, tenho certeza que vocês tem as suas preferências e eu adoraria lê-las nos comentários (é, comentar não faz mal minha gente!, as visitas aumentam, mas os comentários nem tanto), mas vou fazer uma forma um pouco diferente. Pegando todos os animes com notas 8, 9 ou 10 da minha list do MyAnimeList, vou colocar os meus três estúdios favoritos de acordo com a quantidade de animes que eles tiveram nessa lista!

Terceiro lugar:

Bones_logo

Fundado em 1998, por ex-membros do estúdio Sunrise, o estúdio Bones começou com a produção do anime Hiwou War Chronicles, que eu desconheço. O grande destaque do estúdio está nas suas animações de movimento excelentes, facilmente vistas no filme de Cowboy Bebop (que contou com a parceria da própria Sunrise) e em Fullmetal Alchemist. Além disso, o estúdio é muito versátil, se pensarmos que Ouran High School Host Club e Tokyo Magnitude 8.0 foram feitos pelo mesmo estúdio, podemos perceber isso facilmente. Um ponto baixo que posso apontar certamente foi o final de Soul Eater que ao se desviar do manga, terminou de forma bastante infeliz.

Os animes que assisti e realmente gostei do estúdio são 5; Nijuu Mensou no Musume, Fullmetal Alchemist, Tokyo Magnitude 8.0, Cowboy Bebop – Knockin’ on Heaven’s Door, Ouran High School Host Club.

Segundo lugar:

Jc-rogo2

O estúdio J.C. Staff começou seus trabalhos em 1986, com sua primeira animação lançada em 1987, OVA’s de Sengoku Kidan Yōtōden, que novamente desconheço (não conheço muitas coisas anteriores à 1995). Trabalhando em Tóquio, o estúdio tem como marca as bonitas animações, lembrando o estilo clássico de animar na mão, o que pode ser percebido em animes recentes como Aoi Hana e Taishou Yakyuu Musume. Apesar disso, seus animes não parecem antiquados e sempre apresentam uma animação fluida e roteiros um pouco mais lentos, mas com qualidade.

Os animes que assisti e realmente gostei do estúdio são 6: Aoi Hana, Taishou Yakyuu Musume., Nodame Cantabile Paris Chapter, Nodame Cantabile, Ghost Hunt, Shigofumi.

Primeiro lugar:

Sem título

Quando eu pensei nesse post, já tinha na cabeça que esse seria o resultado do primeiro lugar, então fiquei feliz por isso ter sido confirmado pela quantidade de animes que eu assisti e gostei do estúdio. A Madhouse foi fundada em 1972, tendo seu primeiro trabalho feito em 1973 com a série Aim for the Ace! (preciso dizer?). Responsável por várias adaptações de grandes nomes do mercado, como o grupo CLAMP (Sakura CardCaptor, Kobato, X/1999), o mestre do suspense Naoki Urasawa (Monster), Ai Yazawa (Paradise Kiss, Nana), Satoshi Kon (Paprika, Paranoia Agent), o estúdio certamente é um dos mais fortes do Japão, chamando atenção até do mercado ocidental, ficando responsável por vários dos OVA’s de Matrix e as recentes adaptações para anime de heróis da Marvel. Suas animações são sempre bem realizadas, com um alto grau de detalhismo e um traço mais forte.

Os animes que assisti e realmente gostei do estúdio são 13: Beck, Kaiji, Nana, Toki wo Kakeru Shojo, Sakura CardCaptor, Paradise Kiss, CLAMP in Wonderland 2, CLAMP in Wonderland, The Animatrix: Program, The Animatrix: Detective Story, The Animatrix: Beyond, Captain Tsubasa: Road to 2002, Trigun.

Dentre esses eu posso destacar o fantástico Beck, um dos melhores filmes de animação que já vi, Toki wo Kakeru Shojo e o diferente Kaiji. Na verdade todos esses da lista são destacáveis, mas esses três conseguem sintetizar bem as diversas formas do estúdio e suas grandes qualidades.

E vocês, quais são seus estúdios favoritos?

OBS 1: Não foi levado em conta filmes e OVA’s que não contribuíssem para a história original.

OBS 2: Não foram levados em conta os fracassos dos estúdios, buscando-se apenas exaltar suas qualidades.

OBS 3: Empatados com 5 animes estavam os estúdios DEEN e KyoAni, o estúdio Bones foi escolhido de subjetiva entre os três.

11 respostas em “Os melhores estúdios de animação japonesa

  1. Acho que meu top 5 ficaria assim:

    Madhouse (Por Animatrix, X-1999, Pet Shop of Horrors e Hellsing OVA 5 principalmente)

    Bones (FMA, Darker than BLACK, Tokyo Magnitude 8.0, RahXephon)

    Sunrise (Ghost in the Shell, Escaflowne, Cowboy Bebop, Code Geass, etc etc etc)

    Gonzo (Eu sei, eu sei XD Mas eu amo tanta coisa deles! Basilisk, Trinity Blood, Hellsing TV, Chrno Crusade, Speed Grapher…)

    E em quinto ficam empatados Studio Pierrot e Production I.G., por uma variedade de trabalhos.

    Obviamente, essa é uma lista baseada em gosto pessoal e não em critérios técnicos; mas eu acho que esses 5 estúdios têm um ótimo portifólio e muita qualidade ^^

    Curtir

  2. Olá Denys. Gostei da idéia só não vou utilizar os mesmos critérios que você. Abaixo coloco a lista dos meus três estúdios favoritos e os seus respectivos (bons) animes (na minha opinião). Já é uma lista diferente da presente na minha MAL. Digamos que ela tenha ficado meio desatualizada.

    1 – Comix Wave (Byousoku 5 Centimeter, Hoshi no Koe, Kumo no Mukou Yakusoku no Basho e Kanojo to Kanojo no Neko)

    2 – Kyoto Animation (Clannad, Kanon 2006, Full Metal Panic? Fumoffu, Suzumiya Haruhi no Yuuutsu e Lucky Star)

    3 – Studio DEEN (Maria-sama ga Miteru e Jigoku Shoujo)

    Curtir

  3. Meu estudio de anime preferido é Manglobe, nao que seja a melhor de todas, mas ela mostrou que veio para ficar. Basta dá uma olhada para os animes feitos: Samurai Champloo que tinha de tudo para ser um “anime generico de samurais” se nao fosse a mistura de elementos quotidianos como o hip hop, beatbox etc., Ergo Proxy um anime mais adulto, complexo, filosofico e que tem uma das personagens mais kawaii que ja vi (Pino <3), Michiko e Hatchin um anime com tematica diferente , inspirado no Brasil!!!, tenho pena que seja um bocado underground T.T

    Madhouse, é um estudio que respeito muito… no comment

    Bones é um bom estudio, só tenho pena que eles nao exploram muito bem alguns animes (Wolf's Rain por exemplo, é bom mas podia ta muito melhor)

    Production I.G. eu só conheci através do Higashi no Eden, um dos animes que mais brilhou neste ano, por causa dele me interessei pelos trabalhos deste estudio

    Eu poria a ARMS só por causa do Elfen Lied (SUGOOOI) mas é só este anime que gosto deste estudio…

    Gainax, fiquei fascinado com o TTGL *____*

    Pronto, já acabei o testamento… falei tudo o que tinha de falar e desculpem se eu falei demais…

    Curtir

  4. 3) Gainax até 2000 (ano de Furikuri, a última obra deles com integridade autoral). De lá pra cá, a única obra que parece sinalizar uma vontade de voltar aos velhos tempos – em alguns aspectos – é Gurren Lagan, que é legalzinho. Mas não é o que a Gainax um dia foi.

    2) Sunrise: Eles tem Gundam, Zambot 3, Ideon, Gasaraki, Cowboy Bebop e com isso, tem uma história que não pode ser ignorada. Importante dizer que a Sunrise é profundamente ligada a um gênero (ficção científica) e apesar de suas derrapadas, nunca abandonou seu público principal.

    1) Studio 4ºC: O mais inovador nos dias de hoje, no Japão. O que eles fazem, ninguém mais está fazendo por lá. É só olhar: http://www.youtube.com/watch?v=uk4o37A8_NM e http://www.youtube.com/watch?v=8yMrOcaDZJM – mal posso esperar o dia em que eles façam uma série de tv com tudo o que eles podem fazer.

    Curtir

  5. Posso dizer que não sou muito de ficar de olho nos estúdios, mas, hoje em dia um estúdio me chama muito a atenção. Quando vejo um trabalho com o selo SHAFT, eu já me disponho a acompanhar a obra mesmo não entendendo o dialogo assíncrono e insano, mesmo não conseguindo, você pode não acreditar se você não conhece os trabalhos desse estúdio, acompanhar os detalhes de uma cena, ou até mesmo tendo que PAUSAR a cada cena da obra Sayonara Zetsubou Sensei para poder aprecia-la mais intensamente. É incrível um estúdio que utiliza um nível de animação que outros utilizam apenas para filmes. Efeitos aleatórios, jogos de luzes incríveis, um conceito de arte totalmente diferente e muitas, muitas referencias que deixam qualquer um besta, este é o SHAFT, estúdio de Bakemonogatari, Sayonara Zetsubou Sensei, Shoujo Kakumei Utena, Initial D, Ef. Sempre com obras que chamam a atenção e mudam o jeito de muita gente pensar, escrachando, tocando em assuntos que nenhum outro tocaria, esse é o SHAFT, desde 1975 mudando conceitos!
    Outros que gosto: J.C.Staff (Nodame Cantabile, Hachimitsu to Clover, Azumanga Daiou), Sunrise (Code Geass, Gintama), Deen (Higurashi no Naku, Junjou Romantica)

    ;D

    Curtir

  6. Acho o Madhouse o melhor estudio da atualidade n só pela animação de seus trabalhos em si, mas pela variedade de temas de seus animes e por ter um olho beemm aberto para uma fatia de mercado fora do Japão q busca sempre alcançar. Nossa, lembraram de comentar o Gainax, e como o nome está atrelado para mim a uma unica obra: o Evangelion. Esse anime me trouxe ao mundo dos animes, mas cadê tu Gainax q ninguem mais vê!!!

    Curtir

  7. Pra mim os melhores são Toei, Pierrot, Sunrise e Mad House. não so pela qualidade da animação em si, mas sim por terem feito classicos como: Dragon Ball, Yuyu Hakusho, One piece, Naruto, Claymore, Trigun e Inuyasha. entre outros.

    Curtir

  8. Gainax será sempre o meu preferido por ter criado Neon Genesis Evangelion. *-*

    Um TOP 3 seria:

    01 – Ghibli: Precisa comentar?

    02 – Toei Animation: Dragon Ball, Saint Seiya, Sailor Moon, One Piece, Digimon,Space Battleship Yamato, Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem e etc. (Só os clássicos *-*)

    03 – Madhouse: Card Captors Sakura, X, Chobits, Death Note, High School of the Dead, Trigun, Tenjou Tenge entre muitos outros.

    Merecem atenção os estudios: Bones por Fullmetal Alchemist, Manglobe por Samurai Champloo, e principalmente Khara pela belíssima animação que está sendo feita em Rebuild Of Evangelion. *-*

    Esses entre outros estudios como Production I.G, J.C. Staff, Sunrise, pierrot e etc.

    Curtir

  9. Pingback: Temporada de Inverno 2014 – Apostas - Gyabbo! | Gyabbo!

  10. Tenjou Tenge é uma porcaria muito mal adaptado é so vc olhar a nota dele no my animelist ou assistir que vai saber o que eu to dizendo.

    Curtir

Comente e participe da discussão