Tokyo Magnitude 8.0 – Conclusão

Olá novamente. A maioria dos animes da temporada de primavera com até 13 episódios estão terminando com a proximidade do outono. Nessa terça-feira foi a vez de Tokyo Magnitude 8.0 chegar ao fim, concluindo aquele que possivelmente será o melhor anime desse ano. Assim como fiz com Aoi Hana, novamente vou analisar a série utilizando o gráfico formado pelas notas que dei em cada episódio. Caso você não tenha visto ou terminado a série ainda, recomendo que não leia esse post por enquanto, ele terá spoilers!

tokyo-magnitude-8-op-title-screen-tokyo-tower

Tokyo Magnitude 8.0 foi um anime feito pelo estúdio Bones com a proposta de mostrar o que aconteceria com Tóquio no caso de um terremoto de magnitude nunca sequer imaginada. Para isso a história segue os irmãos Yuuki e Mirai que acompanhados por uma mulher chamada Mari Kusakabe, tentam sobreviver e voltar para casa no meio de tamanha catástrofe.

Desde seu início, a série foi marcada por um alto teor de realismo, algo difícil de se encontrar na maioria dos animes. Mesmo o  resultado do grande terremoto foi feito a partir de diversos estudos científicos e toda a ajuda oficial que aparece durante o anime (exército, bombeiros, equipes de resgate etc) foi baseada nos procedimentos reais a serem usados. Para terem uma ideia melhor do nível de realismo da série, é só ver a imagem a seguir. Ela é uma espécie de propaganda do exército japonês (sim, em teoria o Japão não tem exército, mas vocês entenderam) utilizando os personagens da série:

0729rikuji_R

Um dos meus receios sobre essa série antes dela começar era quanto ao roteiro. Tudo bem, terremotos de força absurda são sempre coisas legais de se ver na ficção, mas como eles iriam fazer para seguir com os 11 episódios da série? Não só conseguiram envolver (quase) todas as possibilidades que um acontecimento desse causaria (até problemas com banheiros teve!), mas mostram personagens carismáticos, humanos e que cresciam com o desenrolar da trama. Como eu falei quando comentei sobre o primeiro episódio da série, Mirai era uma garota extremamente frustrada e irritada. Mas durante a série ela cresce sem que você perceba, de forma bem sutil, para chegar ao final como uma garota totalmente diferente daquela de antes do terremoto.

Tokyo Magnitude 8.0Como é possível notar pelo gráfico formado, a série manteve um alto nível durante todos os episódios, tendo somente três abaixo da nota nove. Também é possível notar que Tokyo Mg8.0 teve dois picos, os episódios 2 e 10. E é interessante notar que esses dois episódios tratam do amor da Mirai pelo seu irmão Yuuki. O segundo episódio foi um dos episódios mais angustiantes que eu já assisti em animes. O desespero de Mirai na busca pelo irmão entre os escombros de um prédio até a descoberta que ele estava vivo foi de um desespero e humanidade que eu não lembro de ter visto anteriormente.

Já o décimo, marca a declaração de que Yuuki havia morrido.Vi pela internet, principalmente pelo MyAnimeList que muitas pessoas já haviam percebido que ele estava morto (possivelmente de traumatismo craniano quando salvou sua irmã na queda da Torre de Tóquio), e realmente, reassistindo depois, chega a ser até óbvio esse fato. Mas a questão é que eu não havia percebido que Mirai estava na verdade alucinando. As “pistas” disso vão sendo colocadas cada vez mais fortes nesse episódio até que você não tem mais dúvidas, sucumbindo com a frase final desse episódio, onde Yuuki declara que na verdade já está morto.

Para quem não é da área, depois de analisar o que acontece e pesquisar no CID-10 (Código Internacional de Doenças, décima edição), acredito que Mirai tenha sofrido de F43.1 (Transtorne de estresse pós-traumático) e F23.8 (Outros transtornos psicóticos agudos e transitórios), bem comuns em situações de estresse agudo como o que acontece na série. E justamente por ter certeza que na verdade Mirai estava alucinando, não gostei muito do último episódio onde Yuuki volta a aparecer, parecendo mais um fantasma (algo que muita gente ainda tem dúvidas que não seja). Não que a série não tenha fechado muito bem, mas acho que o Bones perdeu a chance de explorar melhor essa situação de revelação.

Tokyo Magnitude 8.0 é pra mim a melhor série do ano, juntamente com Higashi no Eden, ficando esse um pouco abaixo. Com seu realismo, seu humanismo, suas emoções, com certeza é um anime que todos deveriam assistir, mesmo quem não gosta de anime.

Esse post foi publicado em Animes, Conclusões e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

25 respostas para Tokyo Magnitude 8.0 – Conclusão

  1. sandra monte disse:

    Desculpe Dennys,
    Não lembro de ter recebido algum e-mail seu.
    Encamminhe novamente, ok?
    Abraço,

    Sandra Monte

  2. Srta.Uzumaki disse:

    descuuuuuuulpe, só vi que queria parceria agora DDD: é clarooo que eu quero ^^ , e pq eu não tinha visto >.<''' bom já coloquei seu link lá, quando me adicionar aqui me avise ^^

    ps: adooooooorei o blog :3

  3. Caraca, vc é de Manaus, vc é um otaku dos bem viciados e vc tem um blog de ótima qualidade!!

    como eu naum te encontrei por ai enquanto morava em manaus??? XDDD

    em primeiro lugar, parabens pelo blog, mto bom ^^
    eu tbm sou de manaus, apesar de num morar mais ai
    sou altamente otaku
    mas meu blog ainda nao eh taum bom quanto este aki XD

    espero q possamos manter contato, eh sempre bom conhecer otakus bem informados o///

  4. Apple disse:

    Este anime é muito bom, mas…. Eden of the East, na minha opiniao, é o melhor anime de 2009 até agora.

  5. scuark disse:

    Yo Magnetude Muito FOda mais tb né todo anime da Bones é foda!

  6. Anakin disse:

    Muito bom, seu post ficou perfeito!

    Sobre a morte do Yuuki… no episódio que ele foi levado para o “hospital”, percebi uma reação estranha da Mirai, e fiquei com a pulga atrás da orelha. Tá, ela estava preocupada com a filha, mas do nada começar a chorar? Só tive 100% certeza quando Yuuki chegou na escola e o amigo dele não o viu passar. Daí juntei tudo.

    E realmente, achei a própria revelação (Eu morri) um tanto absurda, como se fosse um fantasma mesmo. No ultimo episódio ficou claro que quiseram puxar um sentimentalismo, usando o fantasma do Yuuki. Mas tenho que confeçar… pausei e respirei fundo umas 3 vezes durante o ultimo episódio. Eu definitivamente não sou do tipo que chora assistindo anime… mas esse foi quase.

    Enfim, a análise ficou perfeita! Parabéns.

  7. FabrYuki disse:

    como em outros sites sobre a série, a sua também ficou ótima, pode-se dizer q você postou a minha opinião sobre esse anime q é tokyo magnitude 8.0, uma obra de arte, rara, quase perfeita, se tivesse ou tiver a portunidade de produzir um anime, seria nesse mesmo ramo, clara q com algumas alterações em certos pontos, mas é um ótimo anime, comovente, emocionante, dublação excelente, parece q da pra sentir o calor das palavras, quando terminei de assistir, até mesmo antes, cara, não dava pra controlar a emoção, as lágrimas saiam compulsivamente. mirai, yuuki, mari, os demais personagens, são inesquecíveis pra mim, deviam fazer mais animes assim. fazendo um ranking de acordo com minha opiniao e gosto é esse: 1.tokyo magnitude 8.0; 2.handashi no gen; 3.karekano; 4.aishiteruze baby; 5.hotaru no haka; 6.tonari no totoro; 7.capitain tsubasa; 8.astro boy; 9.pokemon; 10.keroro gunso. é isso, valeu!!!!!!!

  8. Jacqueroll disse:

    Conhece este anime através de seu blog, Gyabbo. Por isso, após assisti-lo e me emocionado, venho aqui para agradecê-lo. Achei maravilhoso em todos os sentidos, surpreendente e, ao mesmo tempo, transformador. Obrigada, querido! :)

  9. FabrYuki disse:

    o ranking atualizado e com algumas reavaliaçoes:

    1.TOKYO MAGNITUDE 8.0
    2.HADASHI NO GEN
    3.HOTARU NO HAKA
    4.CLANNAD
    5.KAREKANO
    6.AISHITERUZE BABY
    7.TONARI NO TOTORO
    8.CAPITAIN TSUBASA
    9.ASTRO BOY
    10.POKEMON
    11.MAJOR
    12.SLAM DUNK
    13.AZUMANGA DAIOH
    14.KERORO GUNSO
    15.TAMAYURA
    16.BINBOU SHIMAI MONOGATARI
    17.K-ON

  10. FabrYuki disse:

    Bem, já faz um ano desde o terremoto seguido de tsunami, e a relação entre tokyo magnitude 8.0 e o acontecido, certamente nenhuma, a não ser o fato da serie tratar da probabilidade tal acontecimento, mais especificamente na cidade de Tóquio. Os japoneses parecem ter voltado a sua rotina faz tempo, claro que também tiveram suas perdas, traumas, mas parecem estar se reerguendo.

  11. FabrYuki disse:

    Foi ate uma surpresa, cheguei a pensar que tivesse sido na China, pois uma semana antes houve um terremoto de grande magnitude por lá também. Quanto a nós, vale nossas orações e torcida para que eles realmente possam superar tudo isso, e mesmo que não pareçam transparecer os sentimentos como nos brasileiros, que tenham o consolo e amparo necessário.

  12. FabrYuki disse:

    Claro que também não podemos nos esquecer que aqui mesmo no Brasil passamos por algo semelhante, não na mesma proporção, mas mesmo assim houveram perdas significativas, que foram nos deslizamentos na região serrana do Rio, alem de enchentes em vários lugares pelo país, e enquanto no Japão consertaram uma estrada em uma semana, um aeroporto em um mês, aqui no Brasil algumas pessoas ate pouco tempo atrás ainda estão em abrigos e alguns políticos das cidades mais atingidas foram cassados por mau uso do recurso que estava sendo repassado, daí vale nossas orações, torcida, apoio, ajuda, seja o que for, pois se os japoneses estão conseguindo, não é possível que também não consigamos, e melhor ainda poder se prevenir.

  13. FabrYuki disse:

    sabe, é legal ver series que enfatizem temas como a relaçao entre pais e filhos, irmaos, amor desinteressado, genuino. e achei esse anime justamente quando procurava por animes com esse tipo de tematica e me chamou a atençao desde a sinopse sabendo que focalizariam em dois irmaos, numa historia realista, nada de superpoderes ou coisas mirabolantes demais, sendo que isso foi no começo de abril, sendo que o terremoto e tsunamis da vida real aconteceu um mes antes, e o fato de tratar-se de uma serie que teria como pano de fundo as consequencias dessa catastrofe natural fiquei ate suprerso, mas nao foi o principal motivo, mas sim pelos personagens e suas vivencias.

  14. FabrYuki disse:

    quanto aos personagens todos sao otimos mesmo os secundarios, a dublaçao é algo caloroso. realmente gostei de todos, mesmo com a mirai tendo uma atitude rebelde de inicio, mas ela é uma menina que amadurece ao longo da trama, e que aquela pose era apenas uma mascara, criada por uma menina que nao tem reclamaçoes de questoes materiais, mas sim sentimentais, que sente muito a ausencia dos pais que estao sempre trabalhando, o que acaba gerando uma falta de comunicaçao, mas essa mascara vai sendo tirada aos poucos e vemos que ela é um doce de menina, de rapadura no começo, mas depois de cupuaçu com açai, e da pra perceber no flashback feito no ultimo capítulo que ela é uma filha maravilhosa e uma irma atenciosa.

  15. FabrYuki disse:

    o yuki, bem, esse menino realmente é demais, posso dizer que ele é um pequeno herói, pois tudo o que ele fez, como voce mesma publicou, foi pensando em trazer alegria a todos, e mesmo com os pais serem meio ausentes em funçao do trabalho, mas ele valoriza muito a irma mais velha, e da pra sentir nas palavras o amor, carinho, respeito e admiraçao que ele tem pela mirai, e esse eu diria que é o ponto forte da serie, e que o passeio a feira de robos foi planejado por ele por causa dela, pensando nela. e momentos antes do terremoto acontecer ela se pergunta se algo bom vai acontecer na vida dela, bem, algo maravilhoso ja havia acontecido, e logo depois do tremor, ela foi atras daquela coisinha maravilhosa e tao preciosa pra ela. e ao longo de todo caminho o yuki sempre procurou animar a mirai, dizendo que quando chegassem em casa ele daria a parte do pudim dele, que visitariam o avô em hokkaido e tomariam um soverte bem cremoso, sabe, fico ate emocionado so de lembrar, no começo ela ficava irritada pensando que ele estava sendo negligente, que nao tinha noçao do que estava se pasando, natural ate porque ela ainda nao tinha conseguido entrar em contato com os pais, e o papel que devia que devia em teoria ser feito por ela estava sendo feito por ele, pois o que ele queria é que a irma nao ficasse tao preocupada e nao queria transmitir medo e inseguarança, pois queria que ela ficasse bem, pois o que ele queria era ir ver a ponte com ela, e agora mas do que nunca estar ao lado dela e ver o sorriso da onee-chan que ele tanto ama.

  16. FabrYuki disse:

    ja a mari, bem, digamos que ela é o nosso ponto de equilibrio, pois ela é viuva e tem uma filha pequena que quase nao ve, e digamos que a vivencia que a mirai e o yuki tiveram com ela e a mari com os dois, foi para que ambos conhecessem os dois lados, pra mari perceber o quanto a hina precisa dela, da presença dela, e para a mirai e o yuki perceberem que mesmo que os pais estejam muito ocupados eles sempre estao pensando neles e que tudo o que fazem é pensando neles.

  17. FabrYuki disse:

    como ja comentei sobre os personagens centrais ai tambem vai minha opiniao sobre os secundarios:
    SEIJI E MASAMI: os pais dos personagens principais, que a priori pareciam meio frios e distantes, mas são típicos pais de família, visual e figurino ótimos, e todo esforço que fazem é pensando nos filhos que sao seus bens mais preciosos. Inclusive, a plantinha que a mirai, o yuki e o itsuki plantaram no começo foi um presente do pai deles.
    SR. E SRA. FURUICHI: eu diria que foi uma das partes mais fortes da serie, pois os dois netos que tinham vindo do interior foram vitimas do terremoto, mas que mesmo assim faziam o possivel para cooperar com os outros.
    AYA: colega de trabalho da mari, que apaerceu rapidamente no primeiro capitulo no mesmo

  18. FabrYuki disse:

    AYA: colega de trabalho da mari, que apaerceu rapidamente no primeiro capitulo no mesmo trem qua a mirai, parece ser uma jovem adulta, autônoma e parece bem divertida.
    KENTO: digamos que seria como um yuki um pouco crescido, que é fascinado por robótica, alem disso ele e a sua familia já haviam sobrevivido a outro desastre, o pai dele aparece no final do capitulo do qual participa, ainda tem a mãe e a irma que é citada por ele.
    MAYU: é a melhor amiga da mirai, as quais ja se conhecem desde pequenas, é uma menina bem despreocupada, que também achei simpática e divertida, tem dois irmaos menores que sao gemeos e uma irma recem-nascida.

  19. FabrYuki disse:

    YUKA: amiga da mirai que estuda piano e pensa que os pais nao gostam dela pelo de os achar rigidos demais quanto as aulas de piano e a escola.
    MEGU: colega de classe da mirai, menina traquila e aparentemente patricinha, a mae foi uma das vitimas do terremoto, na sua familia ainda tem o pai e o irmao mais velho.
    ITSUKI: é o melhor amigo do yuki, com quem sempre costuma brincar,é um menino bem extrovertido, ainda aparecem na serie a mae e a irma menor.
    HINA: a filha da mari, que ainda é pequena e inocente, que ainda esta começando a entender o que passa a sua volta.
    REIKO: é a mae da mari, que a ajuda a cuidar da hina, típica vovó.

  20. FabrYuki disse:

    os 2º e 4º capitulos sao bem tocantes por que como voce mencionou é mostrado o amor que a mirai sente pelo yuki, sendo junto com o 10º os que registraram a maiores audiencias do anime, e no outro mostra o quanto que o yuki se importa com a irma, sendo uma das partes mais sensacionais e emocionantes que vi foi quando ele disse que como os pais nao poderiam leva-los a nenhum lugar no verao ele pensou em ir ver a ponte com ela, e mais a parte em que a torre de tóquio desaba, como ele se atira sem poder ver nada para salvar ela dos estilhaços que estavam caindo, o conjunto da obra é realmente de mais, algo envolvente e gostoso de acompanhar apesar de momentos tensos.

  21. FabrYuki disse:

    quanto ao final eu meio que descobrir sem querer, mas nao queria aceitar, mesmo porque estava por volta do 5º e 6º capítulos quando fui querer baixar algumas imagens relacionadas a serie e vi algumas comprometedoras, e so ficava pensando “o que foi que fizeram?”,e nao pretendia ver nada sobre a serie como sinopses ou resumos ate te-la concluida mas as imagens acabaram sendo comprometedoras, pode parecer ridiculo, mas na quela noite cheguei a ir dormir chorando. parecia que nao queria aceitar aquela situaçao ficava pensando, “nao deve ser so um sonho da mirai ou coisa do tipo”, tanto que quando assisti ao 8º capítulo realmente parecia que estava se encaminhando para o que eu estava imagiando e queria acreditar que fosse, tanto que na noite seguinte fui dormir tao tranquilo, que quando estava a caminho de casa no interior, pensava “eles vao chegar em casa, vao entregar o presente da mae e fazer uma linda festinha”. mas ai dei proseguimento e quando terminou o 9º quando a mirai se separou da mari, era a mari quem estava com a mochila do yuki, ja ao longo do 10º ao longo do capitulo parecia que batia uma sensaçao angustiosa, e so queria pensar que se encontrariam com a mae e iriam visitar o pai se recuperando no hospital, mas ao final veio a bomba.

  22. FabrYuki disse:

    bem, e no ultimo capitulo estava em lagrimas, era um misto de comoçao e frustraçao, pois , nao fazia muito tempo que tinha visto hotaru no haka e hadashi no gen, e mesmo com tokyo magnitude abordar uma catastrofe natural, imaginava que teria outro fim, pra mim foi realmente uma das series mais emocionates e comoventes que ja vi, as vezes é ate meio dificil de descrever, so sei que dormi e acordei chorando, muito emocionado, ao longo dos meses cheguei a pensar em tantos finais alternativos, vez ou outra quando me lembrava meus olhos começavam a ficar marejados e me segurava para nao chorar em locais publicos.

  23. FabrYuki disse:

    os onze capitulos vi em torno de 7 dias se nao me engano, em virtude de compromissos como a universidade, cursos paralelos, dai eu via so um por dia, sem contar que fazia uma sessao diaria que incluia outros titulos como aishiteruze baby e pokemon, e sabe nao sei se perceberam mas ao final de tokyo magnitude 8.0, nasceram duas crianças, o terceiro filho daquela senhora que a mari ajudou la no 3º capítulo e a irma da mayu.

  24. FabrYuki disse:

    o cenario reflete bem o estado de espirito das pessoas, como no começo do ultimo capitulo onde é mostrado uma fonte de agua que nao esta jorrando, e agua geralmente faz alusao a vida, fazendo uma referencia ao yuki, alem de um por-do-sol em uma cidade em ruinas, o que ja se refere ao estado emocional da mirai. e ao final vemos uma cidade em recontruçao, mas a torre de toquio permanece caida, assim como tambem vemos pessoas seguindo em frente, mas ainda com algumas feridas e cicatrizes. tambem é impressionante a quantidade de objetos e produtos relacionado a sapos, fiquei sabendo recentemente, que para os japoneses o sapo representa recomeço.

  25. FabrYuki disse:

    e curioso que no quarto da mirai e do yuki tem dois sapinhos lado a lado, provavelmente fazendo referencia aos dois, e no 1º capitulo, quando eles estao se preparando pra dormir a gente ve que a mirai esta abraçando um sapo de pelucia e o yuki tem um outro menor.

Os comentários estão encerrados.