Feliz Halloween – Ghost Hunt e Ghost Stories

anime-14

Olá a todos! Estão aproveitando o Halloween? Muitas doçuras e travessuras? Não que eu esteja muito preocupado com isso, não sou muito festeiro. Mas é sempre uma data diferente, por isso vou aproveitar o momento pra fazer o post de hoje temático de Halloween! Vou comentar sobre Ghost Hunt e Ghost Stories, duas séries sobre fantasmas, mas que foram executadas de maneiras bem diferente.

Ghost Hunt

ghost-hunt-splash

Esse ano, quando se pensa em J.C. Staff a primeira coisa que se lembra são garotas fofas se relacionando entre si e jogando baisebol. Mas é óbvio que o estúdio é muito mais que isso, bem mais versátil. Ghost Hunt é um dos trabalhos do estúdio que exemplificam bem isso. Iniciado em 2006, baseado em um manga ainda em publicação (que por sua vez foi baseado em uma série de light novel que iniciou em 1989), Ghost Hunt foi um das grandes boas surpresas que tive assistindo animes, pois assisti em uma época em que eu não buscava tantas informações sobre os novos animes como hoje em dia.

A história é sobre Shibuya Kazuya, um pesquisador do paranormal, e Taniyama Mai, uma colegial que acaba conhecendo Shibuya em um de seus serviços. Além dos dois protagonistas, a equipe regular ainda é formada por um padre católico, uma médium, um monge budista, um onmyoji e uma Miko. Apesar do enredo simples, vários casos envolvendo acontecimentos paranormais, Ghost Hunt conseguiu ser muito bem executado pelo J.C. Staff, que não procurou fixar um número de episódios para cada história, permitindo que cada uma se desenvolva no tempo necessário.

Ghost Hunt não cai para um gore barato, apesar de ter algumas cenas um pouco mais fortes. A sua qualidade está principalmente nos personagens carismáticos e no desenvolvimento lento, que faz com que a ansiedade vá crescendo dentro do espectador. Se você quer assistir algo nesse Halloween, veja esse anime que nada deve aos filmes de terror em live-action (na verdade é melhor que muitos deles).

Ghost Stories

index

Esse aqui certamente muitos de vocês já conhecem. Ghost Stories (ou Histórias de Fantasmas como ficou na versão brasileira), passou no Cartoon Network, sendo reprisado diversas vezes. Lembro até hoje quando anunciaram esse anime, até por ser algo que foge bastante do perfil Cartoon Netwoork.

Anime do início da década (falando assim parece ser tão velho!) feito pelo estúdio Pierrot, Ghost Stories poderia ser encarado com uma versão light de Ghost Hunt. Aqui temos um grupo de crianças envolvidas com acontecimentos paranormais que começaram a surgir na sua cidade, especialmente perto da sua escola.

Ghost Stories tinha tudo para ser uma série tão boa quanto Ghost Hunt, pois tem uma animação boa (apesar de um pouco “feliz” demais para esse tipo de história), personagens que são no mínimo legais, e principalmente, casos paranormais interessantes. Boa parte desses casos são tirados de lendas japonesas, sejam elas tradicionais ou lendas urbanas. O problema está na forma como esses casos são resolvidos, sempre de uma forma boba e simplória, estragando totalmente a experiência. Sinto que se eles tivessem tomado uma direção um pouco mais série, teria sido uma grande série!

Se você quer comemorar o Halloween, mas não procura nada realmente assustador, Ghost Stories seria uma ótima escolha, pois apesar de tudo, ainda diverte trabalhando com o sobrenatural.

PS: Quase esqueço, mas Ghost Stories tem um dos meus encerramento favoritos, dêem uma olhada:

Esse post foi publicado em Animes e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Feliz Halloween – Ghost Hunt e Ghost Stories

  1. Hiago disse:

    Nossa, eu amooo Ghost Hunt. Um dos meus animes preferidos. Ainda me lembro do arco Labirinto manchado de sangue, ou algo do tipo. É muito boa a história.
    Conseguiu ter momentos de sustos, mesmo sendo um anime. Me surpreendi com isso quando asisti.
    Só nao gostava muito do protagonista masculino…

  2. melissa disse:

    caranba tenho todos os episodios de historias de fantasmas no meu computador. soubi que tem mais episodios que fizeram agora

Os comentários estão encerrados.