Anime Jungle Party 2010 – Primeiro dia

Olá a todos! Esse fim de semana será um pouco especial. Esse sábado (ok que o sábado já está acabando, mas pra mim só conta quando vou dormir) e esse domingo serão especiais para a cobertura do maior evento do Norte do país, que teve seu primeiro dia hoje (13/03) em Manaus; o Anime Jungle Party.

Quando criei o Gyabbo!, uma das principais metas era justamente cobrir eventos que acontecessem na minha cidade (ou quem sabe até em outras), mas esses eventos haviam se tornado tão chatos, repetitivos, monótonos e sem graça que eu simplesmente parei de visita-los, ainda mais pelo preço que cobravam. Como esse ainda era um objetivo meu com o Gyabbo! resolvi me aventurar no primeiro dia do AJP e definitivamente não me arrependi (e olha que peguei uma chuva gigantesca até chegar ao evento).

A escolha do local, o SESI – Clube do trabalhador, foi das mais acertas, provavelmente o melhor lugar escolhido para algum evento em Manaus, tanto por seu espaço bem amplo, área refrigerada, auditórios e até mesmo quadras. O único ponto negativo que poderia ser pontuado era a sua localização, mas a questão de ser distante depende logicamente de onde você mora, e mesmo assim, o Clube do trabalhador oferece uma gama de opções de ônibus que fazem ser muito fácil chegar até lá.

Ingressos comprados e eu e minha irmã estávamos dentro.  Logo na entrada era possível ver dezenas de computadores disponíveis para uso de todos (e de graça!), além de servir para os campeonatos de jogos como DOTA. Não cheguei a usar nenhum do computadores, já que não jogo nada do tipo e o que queria era ver o evento inteiro logo.  Rolava uma música eletrônica à baixo som, agradável. O número de pessoas já era grande, apesar do evento mal ter começado. À esquerda da área de computadores era possível ver uma gigantesca quadra poliesportiva, cheia de aparatos para brincadeiras infantis, o que eu julgo ser muito positivo, um evento precisa variar sempre e possibilitar as mais diferentes formas de entretenimento e para todas as faixas etárias. Só senti falta de um touro mecânico e daqueles cotonetes gigantes

Mais a frente ficava a área de comidas, que felizmente esse ano não ficou somente nos pastéis (sério, todo evento de Manaus só vendia pastel e outras coisinhas japonesas, custava vender cachorro-quente?!), incluindo tortas  e bolos dos mais diversos sabores, comidas japonesas clássicas como yakissoba e kare, e outras coisas, com preços acessíveis, o que é o mais importante.

Depois dali era que o verdadeiro evento começava!

Ao entrar em uma área refrigerada (e bem refrigerada, não senti calor em nenhum momento ali), era impossível não ver os cinco telões com diversos games rolando, tudo de graça para os participantes. Rapidamente joguei uma partida de Mario Kart e Smash Bros de Wii, nos dois ficando em último (sou uma negação, e olha que tenho um Wii em casa!). Essa área foi realmente uma surpresa, tanto pela qualidade, da gratuidade e pela grande movimentação. Principalmente na fila para o jogo de Naruto. Um dos problema que percebi foi a falta de controles para alguns consoles, o que tirava metade da graça que é jogar com quatro players. Além disso, o uso dos jogos eram deixados aos jogadores e não à staffs do evento, o que poderia gerar alguma confusão.

Fila para jogar Naruto

Descendo uma pequena arquibancada era possível ver o palco, com diversas cadeiras à sua frente. Ao lado haviam diversas lojinhas, vendendo as mais diversas quinquilharias otakus; de chaveiros à camisas, de garage kits à bandanas de Naruto. Até mesmo jogos oficiais de consoles eram possíveis de serem encontrados (o que foi um grande ponto positivo para o evento, não permitir pirataria direta). Algo legal foi a presença da loja paulista Genzai, com produtos de muita qualidade.

Tudo bem, você pode estar pensando que esse é um grande evento, mas e os animes? Aqui eu tenho que fazer uma crítica ao evento. Afinal, um evento que se chama Anime Jungle Party, por mais que deva dar as mais diversas formas de entretenimento, deveria dar uma atenção maior para o seu carro chefe, os animes! Havia uma única sala  (sala boa porém, climatizada, com cadeiras alcochoadas e em formato stadium), sem nenhuma indicação de que ela estava ali, passando alguns animes. Nem sequer um papel com a programação do que seria passado existia! Sala de Tokusatsu? Nem sonhando. Doramas? Nem pensar. Infelizmente os eventos dão atenção demais à música, games e pouco aos animes e mangas (nenhum concurso de desenhistas, nenhuma feirinha de fanzines, nem um AMV passando em um telão, nada).

Em seguida começou a tocar uma banda, que se meus ouvidos não me falharam se chama J-TK, que apesar de erros técnicos por parte da banda e do equipamento do evento que deixava o som muito grave e alto por alguns momentos, fizeram uma apresentação legal, principalmente por saírem do marasmo de músicas como “Haruka Kanata” e tocar coisas como “Follow me” do anime Beck. A vocalista (são dois (ou três) no vocal) especialmente, tem uma voz muito bonita. Aqui entra outro porém; diante do palco foram dispostas várias cadeiras para o maior conforto de quem fosse assistir. Mas para um show isso tira metade da emoção, o que é imprescindível em um show em um evento de anime. Chegaram a  tocar até mesmo a música “Sorriso Contagiante”, versão brasileira para a abertura de Yuyu Hakusho. Sempre achei que faltavam bandas para tocar as versões brasileiras que temos.

Outra coisa importante em um evento de animes são, é claro, os cosplayers! E esses demoraram pra chegar! Já havia mais ou menos duas horas de evento quando vi o primeiro grupo, um de Katekyou Hitman Reborn!, e como esse era meu principal objetivo, fui conversar com eles pare fazermos uma pequena seção de fotos. E aqui entra outra reclamação; não havia nenhuma área destinada à fotos com cosplayers. Sabe aqueles panos brancos ou pretos que colocam pra sair uma foto sem pessoas random passando? Não tinha nada disso. Até perguntei do organizador, que me disse que isso seria feito no palco depois da banda, quando retirariam a bateria. O problema é que (1) não fizeram isso e (2) de dia esse lugar não ficava totalmente preto pela luz do sol, impossibilitando fotos. Tive que improvisar com uma parede totalmente azul e uma placa pedindo para as pessoas não passarem na frente. O problema é que essa área era uma área comum e enquanto você queria fazer um trabalho mais artístico, as outras pessoas entravam na foto pra sairem juntos… péssimo.

Outros cosplayers vieram, cada um com uma necessidade diferente, algo realmente legal, mas mais fotos vocês verão no fim do post e em um Picasa que criarei especialmente para elas.

Mas voltando, depois dessa experiência sendo fotógrafo de cosplayers percebo que não é nada simples. É preciso pensar na luz, no cosplay em si, no ambiente em volta e ainda pensar em uma pose para o cosplayer fazer, já que muitas vezes eles acabam tendo um branco sobre o personagem. Apesar disso, foi muito divertido e esse domingo eu volto para tirar mais!

Um pouco mais tarde começou um bate-papo com as cosplayers paulistas Aino (vice-campeã nacional pelo WCS) e Lilithy, a primeira com um cosplay de Nami (One Piece) e a segunda com um cosplay de Lady Devimon, (Digimon) ambos perfeitos! Apesar da conversa ter sido curta e não ter trazido nada bombástico, foi interessante conversar com elas, cheguei até a fazer uma pergunta para a Lilithy, e ainda sairam algumas curiosidades, como o fato da Lilithy não gostar de mangas. Inusitado, não?

Em seguida chegou a hora do dublador Marcelo Campos entrar no palco. Com muita simpatia ele contou um pouco dos seus 17 anos de dublagem, sempre com um grande humor e tiradas como “Os papéis principais só iam pros filhos do Barolli! Aí eu fiquei com o Jabu, de Capricórnio”. Respondendo perguntas, imitando personagens, interagindo com o público, dando autógrafos e tirando fotos, Marcelo Campos se mostrou uma pessoa muito divertida e somou em muito com o evento, com certeza um dos seus pontos mais altos!

Por fim foi realizado um concurso de cosplays que daria vaga para a final Amazonense (que por acaso acontecerá nesse domingo, achei bem estranho). Se me recordo bem foram apenas cinco cosplayers que participaram, com três boas apresentações, uma mediana e uma bem ruim. Os jurados eram as cosplayers convidadas e outras pessoas indicadas pelo evento que eu não conheço. Foi algo rápido, mas foi bem mais interessante às apresentações que eu via anos atrás nos eventos de Manaus. O vencedor foi o cosplayer Thiago Botelho com seu cosplay de Malévola.

Apesar de alguns erros, o AJP foi um grande evento e que merece elogios. Esse foi o primeiro dia do Anime Jungle Party, um evento que me divertiu bastante, coisa que não acontecia em um evento a anos. Com certeza estarei amanhã por lá novamente, só espero que mais cosplayers apareçam, pois tomei gosto por fotografa-los!

PS: Quer mais fotos? Acesse o meu Picasa com muitas outras! – http://bit.ly/a6nNrh

PS2: Todas as fotos foram tiradas por mim (Denys Almeida) ou minha irmã (Gabriella Almeida), por isso, se quiser usar uma das fotos, dê os nossos créditos!

Esse post foi publicado em Eventos e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

22 respostas para Anime Jungle Party 2010 – Primeiro dia

  1. Sangue-Hyuuga disse:

    Sim,O Sesi é um lugar muito Bom Pra Se fazer o Evento.
    Gostei muito Do lugar,Uma parte Jogos outra parte Pcs,
    Bem organizado lá.Gostei muito.!(Peguei umas Fotos).!

  2. Sangue-Hyuuga disse:

    Vou deixar os Créditos Do Seu Blog.!

  3. Nathana disse:

    Yey! Tem foto nossa! ♥ Gostei muito do que você escreveu, o evento foi bom, só o que decepcionou foi a área pra cosplayers mesmo. ._.
    Mas fora isso, obrigado pelas fotos, tô anciosa para vê-las 8D
    A propósito, eu sou o Hibari. -q

  4. MarcosSena disse:

    *-*
    Fiquei com mais vontade ainda de ir amanhã!
    E queria saber porque eles tiraram o touro mecânico? Foi tão divertido no AJP de Natal u-u
    Normalmente o segundo dia é melhor que o primeiro. E eu sinceramente espero que tenha Matsuri Dance amanhã, porque é o que mais me diverte nos eventos.
    E eu queria saber como o Thiago faz pra fazer tantos cosplays bons, e em grande quantidade!
    Normalmente ele apresenta dois cosplays diferentes quando o evento dura ois dias.
    E eu fico só na vontade de fazer D:

  5. Obrigado por seus comentários isso fortalece cada vez mais o anime jungle party!

  6. Sangue-Hyuuga disse:

    Touro Mecânico é?
    kkkkkkkkk ‘
    Deve ser Massa.!

  7. oberdanorris disse:

    Curti o evento também, apesar de achar que cada vez mais os eventos estão mais cheios o que me deixa um pouco com a pulga atrás da orelha, tipo aquele sentimento de sentir que estão invadindo seu espaço? pois é, Axezeiros, Muitas crianças – apesar dessas nem ligo muito -.
    Mas de resto, o evento foi bom, valendo ressaltar como foi organizado, achei bem estruturado – melhor que o do MGF –
    Vale ressaltar a entrevista do Marcelo Campos, apesar de achar as outras duas cosplayers bonitas – e afins… – não curti muito, não teve apresentação.
    Talvez hoje – domingo – terá apresentação das duas, ou não, mas estou gostando do rumo – de uma certa parte apenas – em que os eventos de manaus estão, cada vez maiores.

  8. oberdanorris disse:

    Bom, esqueci de comentar sobre a localidade, achei ruim – claro que por morar longe – mas em minha concepção, acredito que um evento no Centro, seria o melhor a se fazer, apesar de não saber se existe local com estrutura para o evento. Mas o centro – que acho que já nem deve ser realmente o centro da cidade, pela mesma ter se expandido – há muitas opções de ônibus e para todos os cantos da cidade.

  9. Fernando disse:

    O SESI ficou mto bom para o evento, torço para que os eventos se realizem todos lá!
    Pra quem nao gostou eh pq mora mal!
    Fikdik

  10. André Serudo disse:

    Muito boa a postagem…
    uma visão bem critica. =)

    Infelizmente não pude comparecer no sábado…
    mas já estou me coçando aqui para ir lá dar uma olhada no que tem de bom do evento.
    Parece que o Ajp desse ano promete. *-*
    Quanto ao local…
    acho mais do que certo…
    uma vez ou outra é bom mudar, pq pra quem mora pra cá, sofria pra ir lá longe. ‘-‘

    Os eventos de anime de manaus cada vez melhores.
    =)

  11. areka disse:

    brigada pelo elogio *o*(eu ser a vocalista e cosplay auhuah)
    gostei dos comentarios q vc faz *o* parabens XD
    bjss

    Areka
    *2000éDez

  12. Pingback: Anime Jungle Party 2010 – Segundo dia « Gyabbo!

  13. Sukah disse:

    Nyaaa *—–* Legal, gostei da matéria!! Mto bom! Ah! Pegueei umas fotos de v6 no picassa (mas é claro que darei os creditos a v6, as fotos dos cosplays estão OTIMAS!!). Pq tenho amigos que são de outros estados e gostaria que eles vissem os cosplays de Manaós (!?)…Mto Massa mesmo! ^^v

  14. Sukah disse:

    no SESI pra fazer eventos é bom, só que é muuuito longe de casa D= e quase não sei andar de busu ‘-‘

  15. Sukah disse:

    Pra quem mora mal ?? Desculpa aew, por não morar na ZL

  16. Misa disse:

    Gostei do modo como você escreveu sobre o evento, claro e direto, com o tempo você pega jeito, já sabia sobre seu blog e a iniciativa é boa, dar destaque a galera otaku da cidade, são formas distintas de se expressar mas que no final tem uma finalidade, mostrar o que rola na cena otaku de Manaus.

    Misa

  17. Yagami Raito disse:

    LoL muito massa esse evento
    espero que todos eventos se realizem no Sesi
    que fica Perto de casa hehe….

  18. Rei Suzuki disse:

    Gostei do que vc escreveu :3
    Concordo também que o evento precisou de uma sala própria para cosplays, como aquelas de Sampa que tem o fundo preto ou branco

    mas no geral o AJP foi mt bom, realmente o melhor evento dos ultimos 4 ou 5 anos

    Aliás obrigada pelas fotos e pelo seu trabalho. Eu sou a cosplayer de Link, que estava la no segundo dia.
    Falando nisso vou credita-lo no meu deviantart e orkut, pelas fotos que tirou

    :3

  19. Olá , boa tarde Denys!

    É uma imensa satisfação saber que você adorou o evento Anime Jungle Party. Esperamos que possa participar de outras atividades do SESI!

    Denys, você tem quantos anos? assim, poderemos indicar cursos, atividades relacionadas aos seus interesses. Você também pode nos acompanhar pelo twitter @sesiamazonas e acessar nosso fale conosco também : faleconosco@fieam.org.br . Até mais!

    Atenciosamente,
    Érica Frazão
    Comunicação – Sistema FIEAM

    Sistema FIEAM/SESI/SENAI/IEL
    CSC – Centro de Serviços Compartilhados
    Diretoria de Comunicação e Marketing
    Av. Joaquim Nabuco, 1919 – Prédio Raimar Aguiar – 4º. Andar – Centro – Manaus -Amazonas
    Fone: 92 3186-6577 | Fax: 92 3233-5594
    E-mail: erica.frazao@fieam.org.br

  20. matheus disse:

    death note tem exatamente quantos episodeos com exessão so manga?yagami raito se vc ainda existe ai

  21. Pingback: Anime Jungle Party Natal – Primeiro Dia | Gyabbo!

  22. Pingback: Anime Jungle Party 2010 – Segundo dia | Gyabbo!

Os comentários estão encerrados.