Dragon Ball – Editora Panini – Vol. 1

Apesar de não ter toda a reverberação que One Piece teve, Dragon Ball estava sendo ansiosamente aguardado e finalmente chega às bancas brasileiras em casa nova pela editora Panini! Oficialmente o manga foi lançado no dia 28/05, mas dias antes os assinantes já estavam recebendo em suas casas, sendo eu um desses, mas infelizmente só tive tempo de preparar o post hoje.

Fazendo uma retomada histórica rápida, Dragon Ball foi o primeiro manga a ser lançado no Brasil no formato que conhecemos hoje (apesar de ainda ser em meio-tankohon) há quase 12 anos no final de 2000. Também é até hoje o maior sucesso de vendas, chegando a ultrapassar as vendas de mais de 100.000 volumes na edição #1 de Dragon Ball Z. Além do formato de meio-tanko lançado pela editora Conrad, também tivemos a versão kanzenban (“edição definitiva”) que vinha com muito luxo (apesar de vários erros e inconsistências), mas acabou sendo interrompida junto aos problemas que a Conrad sofreu na década passada.

A história – para quem nasceu… sei lá, tem alguém que não conhece a história de Dragon Ball? – é basicamente sobre as aventuras de Goku, um garoto inocente que vive sozinho longe da civilização, e Bulma, uma adolescente que descobre sobre as lendárias esferas do dragão, que, quando reunidas podem invocar o poderoso Shen Long e realizar qualquer desejo.

Lançado de 1984 à 1995 nas páginas da Shounen Jump semanal pelo mestre Akira Toriyama, esse plot básica iria passar por diversas transformações, indo do gag manga ao battle shounen durante seus 42 volumes. Apesar de já ter sido ultrapassado em vendagens por One Piece, é até hoje uma das obras mais influentes dos quadrinhos japoneses e um dos carros-chefes da invasação do entretenimento nipônico no resto do mundo.

Não tendo muito o que falar da história e da sua qualidade – é a minha obra favorita e o motivo por eu estar aqui hoje escrevendo textos sobre animes e mangas -, vamos direto para a análise desse relançamento pela Panini.

Primeiro é importante ressaltar uma coisa: Não serei hipócrita. Quando do anúncio do relançamento de Cavaleiros do Zodíaco em formato tankohon pela editora JBC eu critiquei fortemente por eles não lançarem uma versão de maior qualidade. Aqui não posso ter um discurso diferente. Acredito sim que Dragon Ball, já tendo sido lançado, e até mesmo lançado em parte no formato Kanzenban, deveria vir em uma qualidade maior que um simples tankohon.

Mas não adianta reclamar do leite derramado, tanto por Cavaleiros quanto por Dragon Ball, estão aí e nos resta analisar o que temos. Sendo assim, o que esperar dessa versão em tankohon da Panini? Dentro do quadro de qualidade que o manga médio brasileiro pode ter pelo preço cobrado, podemos dizer que Dragon Ball está 90% perfeito.

Temos as orelhas originais incluídas nas contra-capas coloridas, a nova tradução e adaptação está muito boas, fluindo muito bem com o texto. Existe sim a questão dos termos originais com páginas de glossário que algumas pessoas questionam. Pessoalmente eu gosto e no caso especial de Dragon Ball, por ser um relançamento, acho melhor ainda pois sabemos de mais detalhes de algo que já saiu. Faz parte de um relançamento dar ao leitor detalhes que antes não havia. Além disso, no glossário há explicações de certas escolhas editoriais, algo bom de ser ver para entender melhor o processo de produção dessa nova versão.

Não há censura (como podemos ver na imagem acima), as folhas apresentam transparência mínina, normal ao que tínhamos antes dos caso de Kobato e Sora no Otoshimono, e não encontrei nenhum erro de digitação/revisão. De extra temos os correios originais com o próprio Toriyama.

Entre os problemas, posso citar apenas dois: (1) a diagramação continua apresentando o problema que vimos em One Piece de ter as páginas longe demais do miolo, cortando um pouco a arte, ainda que em uma escala bem menor do que visto anteriormente. (2) As páginas coloridas que não existem nos tankohons originais, apenas na publicação da própria Jump, ficam bem marcadas no papel usado e acaba sendo um feio. Nessas horas é inevitável lembrar do belíssimo Kanzenban – e espero que o resultado seja tão bom neste relançamento que também relancem a edição definitiva.

Se você já possui a coleção completa da versão Conrad, não há problema algum em comprar a versão da Panini, você não irá se arrepender, mas também não seria algo imprescindível. Mas se você não pegou esse momento, Dragon Ball está com uma ótima qualidade – estou apaixonado pela capa – e certamente vale o preço pago, é a chance de acompanhar uma das principais histórias em quadrinhos já feitas.

Esse post foi publicado em Mangas, Mangas lançados no Brasil e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Dragon Ball – Editora Panini – Vol. 1

  1. Erm, com exceção das bancas da Liberdade e talvez outros lugares que conseguem a publicação com antecedência, estou certo que as bancas não receberam Dragon Ball no dia 28 de maio. Moro no estado de São Paulo e a data de chegada aqui foi 01 de junho.

    • Denys "Fantasma" Almeida disse:

      Por isso que eu disse “Oficialmente o manga foi lançado no dia 28/05”, não que ele chegou em todas as bancas nesse dia.

      Gyabbo!

  2. matheus disse:

    Curti, ta bem feitin…nada extraordinário, fico feliz que vou conseguir ter essa coleção pois a versão da Conrad eu não tenho nenhum vol xD altas risadas com goku \o\
    Esse lance de ”corte” da arte realmente incomoda, os 4 vols lançados do One piece tem isso! Panini podia da uma olhada nisso…

  3. Com certeza eu compro essa versão da panini, DB é meu mangá favorito, afinal foi com ele q eu comecei a ver animes e a desenhar, qndo a conrad começou a lançar eu era criança e os que eu comprava não cuidava direito ou pintava algumas paginas =s… só tenho uma dúvida, se eu começar a assinar agr eu começo receber da edição 2 ou recebo a 1 tbm?

  4. Rafael A. disse:

    Gostei bastante, não esta nada super mega espetacular mas ta todo certinho muito bom. Não lembrava que o Goku era tão engraçado kkkk

  5. LOL disse:

    olha tenho a mesma pergunta do amigão aki,assinei DB dia 1 de junho ,eu keria sabe se eu vo receber a edição 1 ou eles vão pular e me manda apenas a edição 2??
    pq eu to com muita vontade de ir a banca e compra,e tambem não kero fika sem a edição 1 ,por isso estou preocupado,senão eu nem me garanto

    • Denys "Fantasma" Almeida disse:

      De acordo com o Twitter oficial do @AssinePanini você pode escolher entre começar recebendo pela #1 ou pela #2.

      Gyabbo!

  6. você me fez querer comprar
    meu dinheiro não dá mais. socorro

  7. Tomás disse:

    Adquiri o volume e realmente fiquei muito animado. Não tinha ainda a versão da Conrad,já que só tinha visto o animê mas gostei muito dessa edição. Concordo com você,a Panini só pecou cortando essas artes,mas tudo bem,nem tudo é perfeito. Já queria lr o mangá há algum tempo e essa oportunidade veio certinho pra mim. Agora que li o Mangá,percebi que o Animê tem umas partes que enrolam muito,como na parte que o Goku caça o lobo. Sem contar que no animê o Pilaf aparece no primeiro episódio,no mangá ele ainda nem apareceu. Estou gostando muito da experiência de ler o Mangá! Sobre o lance do lançamento,é verdade no dia 28 não achei em nenhuma banca,só achei no dia 1 de Junho. Me desculpe pelo comentário grande,hehe. Gostei muito da análise,continue assim!

  8. Melke Arikis disse:

    Ja tinha me convencido q iria comprar a edição da Panini, muito embora ja tenha a da conrad, ai vc vem e me coloca essa duvida na cabeça:
    E se for tão bom q lancem um kanzenban?
    Mesmo gostando muito de DB, n vo ter 3 coleções do mesmo manga.
    Vou me apegar ao fato de q por enquanto isso é quase impossivel. kkkkkk

  9. Pablo disse:

    fico muito bom forão fieiz as aventuras de Goku

  10. LOL disse:

    AFF AINDA ESTOU PREOCUPADO JA É DIA 6 DE JUNHO E AINDA NÃO ME MANDARAM NENHUM E-MAIL CONFIRMANDO O DIA EM QUE O VOLUME VAI CHEGAR EM MINHA CASA…..
    ESTÁ DIFERENTE DE ONE PIECE PQ QUANDO EU ASSINEI 1 DIA DEPOIS JA FALO A DATA KE IRIA CHEGAR EM MINHA CASA..
    ESTOU PREOCUPADO DEMAIS COM ISSO,QUERO RECEBER O VOL 1 SENÃO E CANCELO A ASSINATURA.

  11. LOL disse:

    PRECISO DE UMA RESPOSTA PQ EU TO PREOCUPADO
    GYABBO O QUE VC RECOMENDA PRA MIM??
    ESPERA ALGUM E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO DA ASSINATURA OU EU IR EM UMA BANCA E JA GARANTIR O MEU VOLUME 1 PQ EU AINDA NÃO SEI SE MUUITAS PESSOAS ESTÃO POR DENTRO QUE DB ESTÁ NAS BANCAS…
    POR ISSO TENHO MEDO DE ACABAR E EU FIKAR SEM O VOLUME 1..
    A PANINI FEZ UMA MANCADA GRAVE TB,PQ A ASSINATURA É SÓ 6 VOLUMES??
    DEVERIA SER MAIS NÉ??

  12. Danilo disse:

    Serão quantas edições no total?

Os comentários estão encerrados.