Os dez mangas mais vendidos da história da Shonen Jump

Shonen_Jump_2013_Issue_13Quais serão os mangas que mais venderam volumes durante a longa história da revista que é afinal a mais conhecida, influente e campeã em vendas de volumes de manga no Japão – a Shonen Jump?

Top-10-best-sellers-shounen-jump-mangaFoi publicado no Shueisha Media Guide 2013, um guia para anunciantes da empresa responsável pela revista, um perfil do maior almanaque de mangas daquele país com um ranking que indica afinal quais foram os dez mangas mais vendidos [em volumes, e somente no Japão | dados relativos a Fevereiro de 2013] ao longo dos quase quarenta e cinco anos de história da Shonen Jump.

Vamos aos números:

1 – One Piece – 288.800.000 exemplares

2 – Dragon Ball – 157.210.000 exemplares

3 – Kochira Katsushika-ku Kameari Kōen-mae Hashutsujo [Kochikame] – 156.570.000 exemplares

4 – Naruto – 131.280.000 exemplares

5 – Slam Dunk – 120.290.000 exemplares

6 – Bleach – 82.070.000 exemplares

7 – Jojo no Kimyou na Bouken [Partes 1 a 5*] – 68.910.000 exemplares

8 – HUNTER x HUNTER – 65.870.000 exemplares

9 – Rurouni Kenshin – 58.610.000 exemplares

10 – Yu Yu Hakusho – 50.000.000 exemplares

Vale primeiramente lembrar que é um total de volumes somados, no qual ser um título mais longo faz toda a diferença; Kochikame e seus mais de cento e cinquenta volumes fazem toda a diferença e sim, ser longo significa mais probabilidade de uma posição melhor. Claro que estes mangas, praticamente lendários, tem muitos méritos próprios para estar aqui, mas Hokuto no Ken ou Death Note também venderam um absurdo de revistas a cada volume publicado e mesmo assim não estão presentes na lista.

Leia mais: 

E do décimo colocado Yu Yu Hakusho ao quinto Slam Dunk, vários são os exemplos que estão aqui simplesmente com um número razoável de volumes combinado à força ímpar presente em cada um deles; estes também acabam sendo representantes de uma velha geração que tinha mais força na revista em si que nos encadernados, legítimos representantes de uma outra época aonde se comprava muito mais JUMP – e muito menos volumes, o que torna sua presença aqui ainda mais especial.

E bem, como não falar do já mitológico One Piece, que literalmente conseguiu quebrar todos os recordes da geração anterior composta pela dupla Dragon Ball [mais vendas no total] e Slam Dunk [mais vendas por volume]. One Piece, sentado já a mais de cem milhões do manga de Akira Toriyama [e subindo], sem dúvida é um sucesso complexo, único e que ainda deve ser desvendado por muitos. Enquanto isso, nos resta ver até onde Eiichiro Oda irá levar sua saga multimilionária em busca do tesouro que movimenta tantos corações ao redor do mundo. E bem, fica a dúvida: será este o manga mais rentável e popular da história, o ápice que pode nunca mais ser superado? A ver.

Guest Post feito por Qwerty, que tem seu blog sobre animes e assuntos relacionados no próprio Portal Genkidama chamado Argama, onde busca apresentar uma visão sobre o mundo dos animes em sintonia com o fandom atual sem deixar de ter personalidade.

P.S.: Vale lembrar que mangas publicados em outras revistas podem vender tão ou mais que os clássicos da JUMP.

*A obra tem a contagem de volumes reiniciada na Parte 6 [Stone Ocean]; assim, os volumes subsequentes não contam para fins estatísticos.

53 respostas em “Os dez mangas mais vendidos da história da Shonen Jump

  1. Ei, a palavra “mangá” usa acento. A palavra já foi dicionarizada e o acento diferencial é importante por levar em conta que grande parcela da população pode interpretar erroneamente. A romanização oficial não usa mesmo acentuação, mas como disse, a palavra já foi dicionarizada por aqui.

    Curtir

  2. Bah, a observação extra de Jojo torna esse mangá mais foda ainda!

    Aliás, não e apenas por ser fanboy, mas duvido que alguém ultrapasse One Piece. A vendagem está absurda demais.

    Curtir

    • é impossivel ultrapassar One Piece,até o final tera mais de 600 milhoes de copias vendidas.Pelo menos em um periodo de 40 anos no minimo é impossivel.

      Curtir

  3. Fazendo-se um cálculo de média entre quantidade de exemplares vendidos pela quantidade de volumes lançados de cada série, fica assim:
    1º One Piece – média de 4.185.507
    2º Slam Dunk – média de 3.880.322
    3º Dragon Ball – média de 3.743.095
    4º Yu Yu Hakusho – média de 2.631.578
    5º Rurouni Kenshin – média de 2.093.214
    6º Hunter x Hunter – média de 2.058.437
    7º Naruto – média de 2.051.250
    8º Bleach – média de 1.415.000
    9º Jojo’s – média de 1.093.809
    10º Kochikame – média de 846.324

    Curtir

      • Acredito que as duas formas são muito válidas enquanto análise. O número de volumes totais vendidos é importante pois sim, quanto mais se vende, mais longo o manga se torna na JUMP (na maioria dos casos, mas existem exceções). Não podemos deixar de lado o mérito dessas obras longes em se manterem na grande a revista e por isso terem coleções maiores e poderem vender mais.

        Ainda assim, impressiona como One Piece ainda mantém uma ótima diferença, mesmo nessa média.

        Gyabbo!

        Curtir

    • Death Note que tem 12 Volumes e 27milhões de vendas ficaria na 5º posição com 2250000, isso com 27 mihões rasos daria um pokin mais mas ficaria atras de YuYu ainda !

      Curtir

  4. Alguém sabe quantos volumes One Piece havia vendido na altura de 42 volumes e 31? Acho que aí sim a comparação fica mais justa com Dragon Ball e Slam Dunk.

    Afinal a gente não sabe como seriam as vendas dos dois se tivessem continuado.

    Curtir

    • olha o post acima com a media de vendas por volume.

      1º One Piece – média de 4.185.507
      2º Slam Dunk – média de 3.880.322
      3º Dragon Ball – média de 3.743.095
      4º Yu Yu Hakusho – média de 2.631.578
      5º Rurouni Kenshin – média de 2.093.214
      6º Hunter x Hunter – média de 2.058.437
      7º Naruto – média de 2.051.250
      8º Bleach – média de 1.415.000
      9º Jojo’s – média de 1.093.809
      10º Kochikame – média de 846.324

      Curtir

      • Mas essa média já tem o One Piece com mais de 42 volumes, precisava dela com esse número de volumes para calcular de forma mais justa.

        Curtir

          • Mas isso divide com vendas de volumes acima do 42. Se o 43, por exemplo, vendeu acima da média, aumenta a média de exemplares para cada volume.

            Tanto que o recordista de vendas em um só volume é a edição 63 de One Piece.

            Curtir

            • Então isso quer dizer mais um recorde e mais uma prova que one piece é o melhor. Não é minha opinião, é unanimidade e fato.

              Curtir

  5. Além disso, alguém sabe os números fora do Japão? Me parece que Naruto faz muito mais sucesso que One Piece no Ocidente.

    Curtir

    • Não existe no mundo inteiro,mas vc consegue achar a venda de cada país,naruto fez mais sucesso na decada passada,porem nessa decada One Piece e the walking dead(sei que é um HQ) estão dominando.

      Curtir

    • na verdade nao river os mangas mais vendidos da historia (em relaçao a varios paises) em primeiro fica dragon ball e em segundo fica one piece.. naruto esta na quarta posiçao isso foi feito pela propria shonen-jump depois de uma olhda ^^

      Curtir

  6. Eu acho que essa lista não deve ser levada tanto a sério até porque eles contam simplesmente quanto vendeu todos os volumes de uma série de mangá. Seria legal se pegassem as maiores e menores vendas por volume dos mangás que tem muitos volumes que daria uma verdadeira idéia de quais os mangás mais vendidos. Kochikame por exemplo, nem estaria aí nesse top 10. Por exemplo: Pegar os 42 volumes de maior e menor venda de one piece (21 e 21) e compará-lo com os de dragon ball, só assim daria uma idéia melhor de qual é o mais vendido.

    Curtir

    • Velho eu nao gostei pq era pra ser de maior suseso e nao mais vendidos era pra sair uma pesquisa pra ficar mais justo ne?

      Curtir

  7. A abordagem do Marcus Vinicius também ficou bem legal. Seria interessante se vocês obtivessem os valores aqui no Brasil pois as poucas fontes que tem por ai não são nada conclusivas.

    Curtir

  8. Pingback: Eiichiro Oda adoece e one piece entra em hiatus - Mangas e sacrifícios

  9. Ola, gostei muito do blog e quero lhes fazer uma pergunta:
    Como vocês conseguiram monetizar seu blog (google adsense) tendo postagens sobre mangá e animes. Isso tem direitos autorais, não? Eu quero saber como pois estou criando o meu. (poderia me dizer tambem aonde e em que site criou esse blog?)

    Curtir

  10. O MAIS IMPORTANTE É QUE NO BRASIL NARUTO E BLEACH REINAM ASSIM COMO NOS E.U.A!!!!OU SEJA,ONE PIECE SÓ É FODÃO NO JAPÃO POR QUE PRO RESTO DO MUNDO É UM COCÔ!!!!!!^^

    Curtir

    • Ai cara que inveja SHAUHSUASHA, Duvido que ja assistiu todos os Episódios de One Piece pra vim aqui falar merda! Fica com preguiça de assistir só porque tem muitos episódios. Igual me ensinaram, só julgue se vc realmente sabe… Já assisti Naruto, Bleach, Yo Yo Hakusho e um bando de outros ai… Mas eu posso falar com muita certeza, que nada se comparou a One Piece, ele sim transmitiu tanta emoção que não tenho palavras para descrevê-lo. Então, só julgue ele se vc assistir

      Curtir

    • cocô? pra vc cara, isso n é uma pesquisa apenas japonesa e sim mundial então opniões de brasileiros de merda como vc n conta… fika ai com invejinha q eu dou risada aqui =D

      Curtir

    • Vou jogar água no teu chope. Os mangás são feitos voltados EXCLUSIVAMENTE para o público do JAPÃO. Portanto, seu gosto, do Brasil, e ainda do pessoal dos EUA significa MERDA NENHUMA.

      Curtir

    • engraçado que nos E.U.A o sucesso é tão pouco que um anuncio do anime saiu em destaque no New York Times (o jornal mais famoso do mundo) :D

      Curtir

    • One Piece foi o primeiro mangá desde Dragon Ball a atingir o top 10 de vendas de quadrinhos, contando Marvel e DC, cade Naruto e Bleach? kkkkkkkk

      Curtir

  11. Pingback: Shonen Jump - Curiosidades Level Master - Parte 4 - Final - XIL (shil)

  12. Falem o que quiser Narufans e Bleachfans, Naruto e Bleach estão na sua ultima temporada e mesmo assim o One Piece está no topo (Sem contar Kuroko no Basket, que tambem ja vem passando os dois). Falem o que quiser Naruto e Bleach não é mais tão interessante como antes e sua saga só está decaindo cada vez mais e ao contrário One Piece faz jus a primeira posição aumentando sua audiencia a cada semana. One Piece reina. /o

    Abraço do Kyo” ^^

    Curtir

  13. Pingback: Obrigado Pelos Peixes! – Coisas de Otaku – Mangá

  14. Esses rankings de mangás mais vendidos sempre dão muita alteração de uma fonte pra outra, o pior é que não da pra saber em qual confiar já que todos apresentam(supostamente) fontes confiáveis.

    Curtir

  15. Pingback: Os 10 Mangás Mais Vendidos na História da Shonen Jump | YO!OTAKU

  16. Sou suspeito foda para falar, mas fico me perguntando qual a mágica do Togashi? Ele é o único autor na lista com 2 mangas! Sou um fã boy de HunterxHunter e já superei os hiatos dele, na verdade acredito que seria muito difícil manter o nível de discussão e complexidade da obra se o mesmo tentasse publicar semanalmente, embora One Piece também seja complexo para caralho e o Oda da conta, não estou dizendo que ele não é um preguiçoso, afinal ele poderia tentar publicar ao menos um capítulo a cada 2 meses. Tudo o que quero dizer é que em se tratando de um manga que esta mais em hiato do que em publicação deste que começou o fato de hunterxhunter esta entre esse grande time é a prova viva do nível do mesmo, fico imaginando se o manga tivesse uma publicação estável como eu disse, se ele não poderia sonhar com o terceiro lugar pelo menos!

    Curtir

  17. Pingback: Uma tirinha tosca, Elder Scrolls Online, curiosidades sobre Game of Thrones e mais links interessantes | Blog do Gusta

Comente e participe da discussão

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s