Vamos começar a corrida dos animes da temporada de outono 2013 com Yowamushi Pedal!
Baseado em um manga publicado desde 2008 nas páginas da revista Akita Shonen do autor Wataru Watanabe contando com 28 volumes encadernados até o momento, Yowamushi Pedal é um slice of life esportivo sobre ciclismo onde acompanharemos o literalmente pequeno otaku Sakamichi Onoda.
Onoda é um grande fã de animes e frequentador assíduo do famoso bairro de eletrônicos e otakices, Akihabara. Para ter um dinheiro extra e poder comprar mais goodies das suas obras favoritas o garoto não usa o metrô, preferindo andar 45 quilômetros em sua bicicleta, daquelas bem normais, tem nem marcha, até o bairro e economizar mais.
Apesar de sua grande paixão pelos animes, Onoda nunca teve um grupo de amigos com quem pudesse conversar sobre essas coisas (deixa ele entrar na faculdade, já pode ir para o Genshiken) e a ida para uma nova escola no ensino médio era sua grande esperança, mas infelizmente por falta de membros o clube local sobre animes e mangas acaba de ser fechado.
Não se dando por vencido e buscando realizar seu grande sonho de ter uma turma com quem pudesse passar suas tardes tranquilamente andando por Akiba, Onoda começa a espalhar cartazes para tentar convencer outras pessoas a entrar no clube enquanto usa sua bicicleta simples para ir e voltar, o que acaba chamando atenção dos membros do clube de ciclismo, especialmente o também novato na escola, mas um grande expoente do esporte em sua categoria, Shunsuke Imaizumi, que não consegue entender como o garoto franzino consegue fazer coisas impressionantes sem nem uma bicicleta profissional.
Apesar de ter me impressionado e gostado muito do que vi no primeiro episódio de Kill la Kill (aguardem pelo seu post de primeiras impressões aqui a partir do segundo episódio), Yowamushi Pedal foi de longe minha estreia favorita dessa nova temporada, muito em razão se seu protagonista.
Onoda não é o típico protagonista de anime esportivo que é ultra esforçado e que ama aquilo que faz, tendo uma grande meta na vida. Definitivamente não. O garoto só quer ter uma vida tranquila com alguns amigos com quem possa falar do seu hobby. É atrapalhado, tem uma certa dificuldade em se relacionar com as outras pessoas “normais”, mas nada a um nível mais absurdo, muito longe dos próprios membros de Genshiken que citei lá em cima.
A verdade é que Onoda é um personagem honesto, sem grande estereótipos forçados (com exceção do fato dele ter um imenso potencial desconhecido dentro de si, o que fica difícil de não ser comparado com Hajime no Ippo, de onde Pedal deve beber muito), não se acha, mas também não se humilha. Experimente ver o anime e perceberá como ele possui um carisma natural, formando um identificação quase que instantânea com o espectador (eu mais ainda pois lembrei da época em que deixava de pegar ônibus só pra economizar uma grana e comprar mais mangas depois do cursinho de inglês).
No entanto, mais do que um ótimo protagonista, Yowamushi Pedal tem um acabamento técnico invejável, com traços e cores bem definidas, ajudando a criar a interessante atmosfera onde o ciclismo é o esporte mais interessante do mundo. Sua animação está acima da média padrão e mesmo o CG é bem mesclado com o resto, criando uma obra gostosa de se ver.
Apesar do foco principal em Onoda e em Shunsuke Imaizumi como falado anteriormente, o diretor Osamu Nabeshima foi muito feliz em apresentar rapidamente o resto do elenco principal – no caso os outros membros do clube de ciclismo -, dando suas principais características, mas nos deixando na curiosidade de conhece-los melhor.
Equilibrando bem entre uma divertida comédia sem exageros e a garra de ser melhor em um esporte, Yowamushi Pedal conseguiu deixar ótimas primeiras impressões em mim e certamente é uma das obras para se estar de olho nesse outono!
Você pode ver o Yowamushi Pedal com legendas em português de forma oficial no Crunchyroll.
ALGUÉM CURTIU YOWAMUSHI *ABRAÇA*
Apesar de que achei a adaptação meio genérica. Podia ter ficado melhor, mas como o original também é bom, o resultado é positivo.
CurtirCurtir
otimo primeiro episodio
CurtirCurtir
Finalmente alguém que se afeiçoou a Yowamushi mais do que Kill La Kill. Foi minha estreia favorita também, e olha que eu não sou nada ligado a esportes
CurtirCurtir
Até que enfim alguém que falou bem de uma boa estréia e não daquele lixo de KLK.
CurtirCurtir
Não que eu tenha achado KlK um lixo, gostei muito, mas Pedal foi melhor nesse primeiro episódio.
Gyabbo!
CurtirCurtir
Parece mesmo legal, fiquei com vontade de ver desde o anuncio. Vou só esperar sair mais uns 2 ou 3 episódios pra começar.
CurtirCurtir
Só acho que 12 episódios é pouco para um mangá de 30 volumes.
CurtirCurtir
Aparentemente teremos pelo menos 21 episódios (o que ainda é pouco para um manga de 28 volumes, mas quem sabe não faz sucesso suficiente para novas temporadas?).
Gyabbo!
CurtirCurtir
se tiver 21 eu fico muito feliz o mangá é muito bom e tomara q faça um sucesso para ter continuações
CurtirCurtir
Vão ser 3 cours (mais ou menos 36 episódios) pelo que eu sei.
CurtirCurtir
Gostei do animê por ele ter um ritmo lento e legal, onde dá para entender tudo o que vai acontecer até o final só pelas cenas iniciais. Character design estranho e personagens que não combinam um com o outro, o que deixou eles bem caricatos, mas isso é uma coisa boa em Pedal. Tudo meio exagerado e simples. Não vou acompanhar por ser uma adaptação incompleta, e, neste caso, gostaria que fosse menos aleatório, visto que é tudo tão óbvio. De qualquer forma, a direção é despreocupada e a animação é bem ruim, vamos lá, não precisamos forçar – não que eu me preocupe, mas é a verdade.
CurtirCurtir
Devo discordar sobre a parte da animação ser “bem ruim”, achei acima da média, no mínimo está boa para o que se propõe.
Gyabbo!
CurtirCurtir
achei mto parecido c overdrive , mto parecido
CurtirCurtir
Assisti o primeiro episódio e gostei bastante, só no aguardo do episódio 2
CurtirCurtir
Pingback: Kyoukai no Kanata - Primeiras impressões - Gyabbo!
faz do ace of diamand,e tbm fale os dias que vai sai isso ajuda muito kkkk
CurtirCurtir
e olhando bem vc é otimo em portugues
CurtirCurtir
Muito hilário, adorei o primeiro episódio! Personagens interessantes, ritmo bom, humor bem trabalhado – o Onoda cantando “Hime, hime” me fez gargalhar.
Com certeza vou acompanhar Yowamushi!
CurtirCurtir
Se tiver uma OST como essa (ou parecida que emocione da mesma forma): http://www.youtube.com/watch?v=39UaT-3eixQ
Meu deus… será muito boa…
Outra série sobre ciclismo que irei acompanhar com gosto…
CurtirCurtir