And the Oscar goes to… an anime?!
Ano passado, após o anúncio dos candidatos ao Oscar 2013, escrevi aqui no Gyabbo! o post A história dos animes no Oscar (recomendo a leitura para compreender melhor esse post) lamentando o fato de que nem os longas Kokuriko-Zaka Kara – From Up On Poppy Hill do estúdio Ghibli e Shinpi no Hou – The Mystical Laws do estúdio Nikkatsu Video e nem o curta Hi no youjin – Combustible da Sunrise tinham conseguido chegar ao tapete vermelho.
No entanto, o Oscar 2014 reservou uma sorte melhor para as animações japonesas. Nessa última quintas-feira (16/01/14) foram anunciadas as obras que irão concorrer à estatueta dourada e entre elas temos o último longa-metragem do mestre Hayao Miyazaki, Kaze Tachinu – The Wind Rises.
(Que por sinal virá para os cinemas brasileiros! Confira os detalhes AQUI)
Isso acontece poucos dias depois do longa ter sido derrotado no Golden Globes quando disputou na categoria de melhor longa-metragem estrangeiro.
Essa é a terceira vez que o estúdio Ghibli participa da premiação, mas não está sozinho. O que poucos deram atenção é que além desse anime, na categoria de Curtas Animados temos Tsukumo – Possessions do diretor Shuhei Morita, pertencente à coletânea Short Peace, organizada por Katsuhiro Otomo. Sim, enquanto Hi no youjin – Combustible do próprio Otomo ficou na pré-indicação ano passado, um dos outros curtas da sua antologia conseguiu ir além.
O Oscar 2014 será realizado no dia dois de março e vale a sua torcida, será que Miyazaki terá forças com seu último filme para derrubar o tão falado Frozen da Disney? Shuhei Morita levará a segunda estatueta da categoria para o Japão?
Deixe sua opinião logo abaixo.
Mas caso não dê certo a justiça pode ser feita pela academia de cinema japonesa!
E Madoka? triste. :(
CurtirCurtir
Madoka não é tão “universal” se comparada aos filmes do Miyazaki, então nunca entraria numa premiação dessas (ainda mais uma tão tendenciosa quanto o Oscar).
CurtirCurtir
kkkkkkkkk Só pra de começo não comparamos nada, Madoka foi bastante universal, bastante polemico.. etc. Fora que foi Pré-indicado, então poderia esta ae no meio.
CurtirCurtir
Se ser “bastante polêmico” é requisito para um anime ser indicado (ou, ao menos, pré-indicado) para o Oscar, então até mesmo Kodomo no Jikan (se tivesse gerado algum longa para cinema) poderia ser indicado ao prêmio.
E é até provável que Hollywood crie uma versão live action do dito anime. Se eles até mesmo foram capazes de fazer um remake de Lolita (com uma atriz mais nova do que a que interpretou a personagem-título no filme original), não será surpresa nenhuma que eles façam um filme com atores reais baseado naquele anime. Podem acreditar.
CurtirCurtir
“Se ser ‘bastante polêmico’ é requisito para um anime ser indicado…” – Nunca foi nem nunca será, nem pra animação e muito menos pra filmes. O requisito do oscar são, raríssimas as exceções, filmes “redondos”. O Miyazaki consegue espaço porque o tom de suas obras resvala nos clássicos da animação americana. Azul é a cor mais quente e seu sexo explícito passaram longe da premiação este ano…
CurtirCurtir
Eu disse “universal” no sentido de abraçar todos os públicos. Madoka, definitivamente, não faz isso. Sua desconstrução, por si só, já caracteriza o gosto de um espectador específico. E ser escolhido na pré-lista nunca significou muita coisa, muitos agem apenas como tapa buraco, ou você acha que nessa década inteira a categoria de animação nunca teve algo superior às obras Dinsey/Pixar/Dreamworks?
CurtirCurtir
Era falsa a noticia que Madoka tava indicado? Torço pro Ghibli ganhar o oscar, é bem melhor que esses filmes da Disney (Se fosse algo da Pixar dava pra competir, mas os filmes independentes de animação da Disney são horriveis).
CurtirCurtir
Madoka foi pré-indicado, mas ficou só nisso, mesmo.
CurtirCurtir
Sou mais Sininho e o segredos das fadas, do que o Frozen :D
CurtirCurtir
Aliás, Frozen é incrível!!!
É um filme consistente e corajoso. É a Disney subvertendo os próprios clichês. Então não é só um filme ótimo, é também um filme relevante. Mas também torço pra Wind Rises, porque também quero ver um anime vencendo.
CurtirCurtir
animação da Disney horríveis? menos cara, e a Pixar É da Disney meu caro e quem produziu o filme foi a Pixar pois quem faz esse tipo de animação pra Disney é ela
CurtirCurtir
Eu sei que a Pixar é da Disney, mas os filmes da Pixar são muito melhores do que os da Disney sozinha. Eu particularmente acho horríveis essas ultimas animações da Disney, quanto a Frozen eu ainda não vi portanto não posso dizer que é horrivel mas não ponho muita expectativa.
CurtirCurtir
eu vi e achei excelente, olhe pelo lado bom, Frozen é um filme digno de prêmio, pior seria se um filme em que hamburgueres caem do céu ou uma sequência bem sacana de uma animação de sucesso vencesse, o premio ai é o reconhecimento a nível de seleção, pois se a academia reconheceu algo que não é nativo deles quer dizer que aquilo é espetacular
CurtirCurtir
Queria saber mais sobre esse Tsukumo. Na verdade, sobre todo o Short Peace. Será que rola um post?
CurtirCurtir
Participação do Miyazaki é a terceira! O Castelo Animado foi indicado mas não ganhou!
Vamos ficar na torcida pelos diretores japoneses!! ^^- Eu sempre fui 100% Miyazaki!
CurtirCurtir
Boa sorte pra eles.
Nada contra Frozen, mas seria legal Miyazaki ganhar do Frozen pra calar um pouco a boca de fã chato de Frozen.
OK que Miyazaki tem seus posers(alguns nem sabem quem é Isao Takahata), mas antes aguentar poser de Miyazaki do que fã chato da Disney(eu gosto E MUITO da Disney, mas desses fanboys chatos não).
CurtirCurtir
Olha, com todo respeito ao Oscar, mas devemos parar de considerar este um prêmio mundial ou numa categoria semelhante. É claro, ela é a que tem maior visibilidade, mas é um prêmio feito por e para os Americanos, com exceção à categoria de filme estrangeiro e animação, o resto das estatuetas vai 99,9% para os americanos.
Miyazaki não precisa de Oscar, o reconhecimento do legado que ele construiu já existe; e se ganhar, será um prêmio tão importante quanto outros prêmios que ele ganhou/ganhará em território japonês e em outros países. Acho estranho que para ser aceito mundialmente, deva ser reconhecido nos EUA
CurtirCurtir
Frozen irá ganhar pq é Disney, e tem canções, romance… em fim, tudo que o americano acha que uma animação tem que ter, acha que não pode ter morte, nem guerra, nem pessimismo e que se não for comédia não é animação, pra mim já é de Frozen pq além de relamente um filme bom… é Disney e só o nome ganha Oscar ¬¬
CurtirCurtir
primeiro que o premio é americano obviamente os filmes serão julgados por padrões americanos porque queres impor conceitos estrangeiros la?Wall-E ganhou oscar tinha morte(de certa forma) e pessimismo onde esta seu God agora?e Frozen vai ganhar por ser melhor,agora a minha frase de reflexão pra você é:O choro é livre.
CurtirCurtir
Frozen vai ganhar por que é americano. Triste, mas é verdade… :(
CurtirCurtir
Cada vez mais os membros da academia são de países diferentes, mas isso não mudou muita coisa. Em termos de história ganharia por ter uma profundidade bem maior, mas isso nunca significou muito para eles… bando de baba ovo da Disney.
Amei Frozen, mas acho o Oscar bem furado em algumas categorias.
CurtirCurtir
Pingback: Dois Animes são indicados ao Oscar 2014 | Recanto do Dragão
Pingback: Vidas ao Vento - The Wind Rises tem data de estreia anunciada - Gyabbo
Acavei de ver o trailer do ‘Frozen’ eeeé vai ser dificílll!
CurtirCurtir
Sabe as vezes acho que esses artistas não precisam de Oscar nenhum porque eles são melhores do que um Oscar!
CurtirCurtir