Gekkan Shoujo Nozaki-kun e a quebra de expectativas

Um delicado romance entre uma garota tímida e sonhadora e um rapaz quieto e sério… só que não!

Gekkan Shoujo Nozaki-kun ( 月刊少女野崎くん) foi um anime que realmente me surpreendeu. Primeiro porque apesar do título, não se trata de um shoujo, mas de um shonen. Segundo, porque o design de personagens – muito bonito por sinal – me levou a esperar por um típico romance escolar com uma boa dose de comédia para disfarçar os clichês.

Eu não poderia estar mais enganada.

Nozaki-kun é uma adaptação para anime de um yonkoma manga (tirinhas de quatro quadros) de Izumi Tsubaki publicado pela Square Enix na revista Gangan Online desde 2011. A história trata das desventuras de Chiyo Sakura, menina romântica perdidamente apaixonada pelo colega de escola Umetaro Nozaki, que além de estudante é mangaka especializado em shoujos.

nozaki e sakura

O ponto forte de Nozaki-kun é a quebra de expectativas: aquele que imaginamos ser o herói se revela uma heroína, aquele momento em que achamos que acontecerá algo sério termina em piada. E mesmo quando descobrimos o truque, ele é tão bem feito que sempre caímos nele, invariavelmente. Isso também vale para o humor, que é outro ponto fortíssimo da série. Para se ter uma idéia, eu assisti o anime duas vezes e me acabei de rir do mesmo jeito.

Uma qualidade importante em animes e mangas é a riqueza de seus personagens, e isso Nozaki-kun tem em profusão. Embora não tenham grande profundidade psicológica – afinal, trata-se de um yonkoma, uma tirinha humorística – eles são bem construídos e conseguem despertar a simpatia no público. Além dos protagonistas há um elenco de coadjuvantes muito interessante que garante boas risadas: o tsundere Mikoshiba, a garota-príncipe Kashima, a terrível Seo, o senpai estressado Hori e o kouhai chorão Wakamatsu. Todos eles, até mesmo os que aparecem menos como os editores Maeno e Miyamae e Yukari, a mangaka vizinha de Nozaki conquistam, em alguma medida, o nosso carinho, talvez por que apesar de serem aparentemente clichês, há em cada um deles um elemento destoante, inesperadamente humano.

mikorin

O casal de protagonistas, por exemplo, tem tudo para irritar quem não gosta do clichê “menininha fofa-aimeudeusquekawaii apaixonada pelo rapaz bonitão-quieto-misterioso”. Entretanto, logo percebemos que a coisa não é bem assim. Embora esteja perdidamente apaixonada mesmo, a Sakura não deixa de sentir vergonha alheia pelas bobagens do Nozaki. E o Nozaki, apesar de bonitão, não tem nada de quieto nem de misterioso.

Outro exemplo bom é a Kashima, que de início parece a típica garota-príncipe mas logo revela um lado bem menos glamouroso e muito mais engraçado. Impossível não gostar do contraste entre a atitude elegante e teatral e as situações desastrosas em que ela se mete.

sakura e nozaki

O romantismo da Sakura sendo esmagado por uma prosaica lei de trânsito: andar de garupa na bike não pode!

kashima e hori

“A” príncipe e “o donzelo”?

Alguns fãs torcem pelos casais e ficam pedindo que aconteça algo de verdade entre eles. Pessoalmente, creio que toda a graça de Nozaki-kun é justamente não acontecer nada de verdade. Isso mantém a leveza da história e dos personagens. Afinal, que graça teria a série se a Sakura não tomasse na cabeça cada vez que imagina uma cena romântica com o Nozaki? Ou se a Kashima parasse de entender tudo errado e o Hori-chan não precisasse mais se estressar por causa dela?

Para finalizar, deixo abaixo esta cena memorável, que levou à melhor piada de toda a série. Quem viu o anime sabe qual é. Se você não entendeu não perca mais tempo e vá assistir Gekkan Shoujo Nozaki-Kun!

tomodaaaa

Tomodaaaaa!!!

Você pode assistir Gekkan Shoujo Nozaki-Kun de forma oficial e em português pelo Crunchyroll PT.

22 respostas em “Gekkan Shoujo Nozaki-kun e a quebra de expectativas

  1. UM DOS ou O anime mais engraçado que vi até agora. Queria que alguma editora publicasse Gekkan Shoujo Nozaki-kun no Brasil

    Curtir

  2. “TOMODA!!!!!!!!!!!!!!!!!!” HAUHAUHAHAUHAHAHAUHAHUAHAUHA eu vi e revi essa cena varias vezes, foi muito top!!!!! <3 XD

    Curtir

    • Nossa, eu me engasguei de tanto rir nessa cena XD Foi um dos poucos animes que eu realmente não conseguia controlar o riso de jeito nenhum ^__^

      Curtir

  3. TOMODAAAAAAAAAAAAAAAAA!!! Cara, a sacada dessa cena foi genial! GE-NI-AL!! Pegar um “NPC” de suporte e simpatizar com ele ao ponto de fazer um mangá Yaoi no final. Eu jamais conseguiria imaginar uma sacada de comédia assim em toda a minha vida. O autor desse mangá(?) ta de parabéns mesmo.

    Curtir

    • Tomodaaaaa!!! XD Concordo totalmente com você, foi genial ^^ Já revi a cena várias vezes e sempre me acabo de rir!

      Curtir

      • Na minha ilustríssima humilde opinião, Oresama consegue ser melhor que Nozaki-kun. Tem tantas piadinhas infames quanto Nokaki, e é muito engraçado como a autora está sempre satirizando o shoujo… Mas ainda, dá pra sentir um pouco mais de “seriedade”. O único problema é identificar o que é, e o que não é zoação… A mesma impressão que eu tenho lendo Arakawa Under de Bridge ._.

        Curtir

  4. Nozaki-kun e Barakamon: melhores animes de comédia Ever!!! Tomodaaaaaaaaaaaaa e a Umeko ~Pyon~ foram os melhores kkkkkkk O episódio da chuva é show de bola também =)

    Curtir

  5. Colocar essa cena no fim do post foi maldade. Estou rindo feito retardada agora. XD

    Sério esse anime me conquistou do fundo da alma! Esperava mais uma comédia pra quebrar a tensão do resto da temporada, no fim acabou no meu top 3 animes de comédia favoritos, porque é simplesmente muito bom.

    Curtir

    • Foi pra fechar o post com chave de ouro ^__~

      Nozaki-kun é uma excelente comédia mesmo, conquistou lugar cativo no meu coração.

      Curtir

  6. Pingback: Criação de personagens - Parte 1

  7. Assisti Nozaki-kun graças a propaganda do Leonardo Kitsune.
    Como é bom ser surpreendido com quebra de expectativa, e a dubladora da Chiyo Sakura é muito boa.

    Curtir

Comente e participe da discussão

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s