Feliz ano novo: Novos mangas e animes em 2015

Hoje é o último dia do ano e, para comemorar a data, confira aqui no Gyabbo! uma retrospectiva dos mais importantes momentos de 2014 para a indústria de animes e mangas e um resumo do que está por vir em 2015.

Claymore2014 marcou a indústria dos animes com várias despedidas (uns mais sinceros do que outros): Naruto chegou ao fim e nós do Gyabbo! acompanhamos com vários posts especiais o adeus dos ninjas de Konoha; Kuroko no Basket também se despediu, para voltar em seguida; Tokyo Ghoul surgiu ganhando popularidade graças a uma adaptação em anime, para o manga acabar e estrear uma continuação logo depois; Claymore também disse adeus, e esse pelo menos foi verdadeiro.

O manga de Neon Genesis Evangelion acabou após anos de interrupções e mais de uma década desde o seu início, totalizando 14 volumes encadernados e 28 meio tanko, com a JBC lançando nesse mês as duas versões do final. O Gyabbo! em pessoa escreveu um relato de como é para um fã de longa duração de Eva dizer adeus para o manga, para ler clique AQUI.

Sailor Moon chegou ao mercado brasileiro de mangas pela editora JBC, no mesmo ano da estreia mundial online de Sailor Moon Crystal, uma adaptação em anime feita mais uma vez pela Toei e fiel ao manga de Naoko Takeuchi. Já no segundo semestre, uma nova edição de Yu Yu Hakusho em tanko completo chegou às bancas nacionais. É interessante notar que Naoko e Togachi (Yu Yu Hakusho, Hunter x Hunter) são casados na vida real – e os mangas de ambos são da editora JBC.

Codename_wa_Sailor_V_Editora-JBC

Enquanto a JBC teve os destaques lançados nesse ano, o meu voto pessoal para o melhor manga vai para um lançamento da Panini do início de 2014: Vinland Saga. Os vinkings chegaram por essas bandas prometendo uma história complexa, cheia de reviravoltas e personagens interessantes. Basta dizer que esse seinen cumpre muito bem as promessas que faz.

No mundo dos animes, o ano que passou foi marcado por esportes e mechas. Leitores hão de concordar comigo que Ping Pong The Animation merece ser chamado de melhor anime do ano, mas 2014 não deixou a desejar em anime de esporte: o vôlei de Haikyuu!!, a natação na segunda temporada de Free!, o basquete na segunda temporada de Kuroko no Basket, o baseball de Daiya no A… foram muitos e para todos os gostos.

Já os mechas renderam algumas das maiores decepções; Aldnoah. Zero chegou criando muitas expectativas para terminar com elas destruídas. O mesmo pode ser dito de Cross Ange – grandes nomes envolvidos na produção para um resultado que deixou muito a desejar (e pelo qual prefiro ficar longe). O melhor mecha, em minha opinião, foi Buddy Complex, que passou despercebido por muitos, mas se manteve coerente e sólido até o fim.

Cross Ange Tenshi to Ryuu no Rondo - 01 - Large 10

Se 2014 foi um ano de despedidas, 2015 será um ano de reencontrar velhos amigos. Para começar, haverá Dragon Ball Z: Fukkatsu no F com a volta de Freeza como o principal vilão do filme. Há expectativas para o quarto e último filme de Rebuild of Evangelion, assim como uma volta de Cavaleiros do Zodíaco para a telona e para os animes.

Durarara!! também ganhou uma nova temporada, assim como Digimon, com Digimon Tri, mostrando mais uma etapa da vida dos protagonistas da primeira e da segunda temporada, em comemoração aos 15 anos da franquia. Tokyo Ghoul, Kuroko no Basket, K Project, entre tantos outros, também terão continuações nesse novo ano.

AHROutro ponto marcante – e nesse caso, negativo – do ano que passou é a falta de mangas shoujos nas bancas brasileiras, o que levou fãs a iniciarem uma campanha por mais shoujos no Brasil. Pois bem, para 2015, sabemos que haverá Ao Haru Ride pela Panini, Codename: Sailor V e Sailor Moon: Short Stories pela JBC, No.6 pela NewPOP. Quem sabe esse não seria um sinal de que as coisas estão melhorando para os fãs da demografia shoujo?

E vocês, quais são os lançamentos programados para esse ano que se inicia que mais te deixam com ansiedade? Como estão as expectativas para os animes e mangas em 2015, boas ou ruins? Por fim, quais foram os melhores de 2014 em suas opiniões?

Um Feliz e Próspero Ano Novo para todos vocês!

18 respostas em “Feliz ano novo: Novos mangas e animes em 2015

  1. 2014 rendeu bons títulos como: Mahouka Koukou No Rettousei, Persona 4, Kiseijuu (Que ainda lança) , dos shoujos curtir Ao Haru Ride, Ookami Shoujo To Kuro Ouji e aquele lá da chuva xD, mais não só foram esses que deixaram 2014 legal, tiveram muitos. Emfim, feliz ano novo pessoal do Gyaboo
    E cade o guia da temporada de inverno 2015 ‘-‘ só esperando aqui porque eu gosto de ver pelo seu site :V -_-

    Curtir

    • Persona 4 the golden animation? Are you serious!? Nossa senhora, vou te recomendar uma anime chamado Gugure Kokkuri-San, é muito bom diga-se de passagem, tem até no crunchyroll caso não saiba aonde procura-lo…

      O.B.S – Eu sou fã de Persona, mas esse anime novo de Persona 4 foi literalmente os caras tentando tirar agua de uma fonte que já está seca! Tem tudo de Persona 4, agora só falta um Persona 4 The Answer 2. (Pelo o amor de Deus Não!) E sem contar que o anime tem protagonista feminina a Odiada Marie…

      Curtir

      • Eu gostei um pouquinho :V , mas não nego que decepcionou bastante muita gente, já assisti Gugure Kokkuri-San, achei legal o anime, só acho que vai ter muito choro na segunda de temporada de Aldnoah Zero xD , já que quase ninguém gostou do final (nem eu ¬¬)

        Curtir

  2. É a primeira vez que vejo alguém criticando Aldnoah. Zero. Eu não assisti, mas só vi gente elogiando e amando esse anime.

    E Cross Ange eu estou amando, é um dos meus favoritos nessa temporada.

    Curtir

  3. Engraçado falar mal de Cross Ange.. Os Japoneses estão gostando, ficou em 8º num ranking realizado pela Newtype e os BD estão vendendo muito bem (já vendeu + de 7 mil cópias).

    Curtir

          • Concordo em partes, mas diria que tanta coisa que não lhe agrada faz sucesso… Não quer dizer que seja ruim XD

            O fato é: você pode ter achado ruim, uma decepção, mas a maioria gostou e fez sucesso e, no final, isso que importa, pois se um anime não conseguir vender, não conseguirá se sustentar (ter uma sequência, coisa que Cross Ange provavelmente nem vai precisar, mas mesmo assim cumpriu seu objetivo)

            Na minha humilde e singela opinião a decepção foi Tokyo Ghoul, que veio com um hype gigantesco que não foi comprovado nas vendas do anime

            Curtir

            • Mas em nenhum momento foi dito que Cross Ange era ruim e ponto final, está escrito na pedra. É ruim na opinião de quem escreveu o post (e na minha também). Só repito que não dá pra usar como argumento de qualidade as vendas de uma obra ou se ela cumpriu seu objetivo mercadológico.

              Gyabbo!

              Curtir

            • Mas não são apenas as vendas.. a audiência japonesa o colocou como 8º dos animes do ano e a Angelise em 6º no ranking feminino… Vocês podem achar ruim a vontade, qualidade é algo muito subjetivo e as vezes pessoal, mas não foi uma decepção visto que o público gostou. Decepção é quando é um fracasso, da prejuízo, não vende, não dá audiência, quando tem um hype muito grande e não cumpre as expectativas e etc… Enfim, só estou mostrando que os resultados compravam que num geral não foi essa decepção. Claro, pra você foi, sem problemas, mas acho que aqui é o espaço pros usuários mostrarem suas opiniões, certo?

              Curtir

            • Com certeza, por isso que estou aqui conversando com você. Você entende que não foi uma decepção, eu entendo que foi pois esperava algo muito melhor.

              Gyabbo!

              Curtir

            • kk Isso aí.

              Obrigado então pela atenção e pela discussão amigável.

              Abraços.

              Curtir

Comente e participe da discussão

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s