Dicas de animes para o feriado de Carnaval

O feriado chegou e não deu pra viajar? Não gosta de pular Carnaval? Então veja aqui algumas dicas de anime para aproveitar bem o tempo livre!

Se você não sabe o que fazer para se divertir neste feriadão, que tal dar uma chance para aqueles animes não tão famosos, não tão recentes, que foram ofuscados pelo hype de cada temporada? E que tal aqueles antigos, que você nem sabia que existiam? De repente você pode descobrir alguns muito bons que passaram batido. Aqui vai uma lista variada de animes não muito longos para maratonar.

Para quem quer ocupar apenas algumas horas, o ideal é procurar filmes ou OVAs. Aqui vão algumas dicas:

  • Sword of the Stranger (ação, aventura, 103 minutos). É uma produção de 2007 do estúdio Bones, mas vale muito a pena se você gosta de animes de samurai ou fantasia. Tem cenas de luta de tirar o fôlego! Uma curiosidade: foi premiado no FANTASPOA (Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre).
  • Redline (ação, ficção científica, 102 minutos). Animação da Madhouse de 2009. O design é bem diferente, de cara parece meio estranho para quem prefere o estilo mais tradicional de anime, mas o bom ritmo e as sequências de corrida alucinante conquistam você. O colega Barcellos M. M. escreveu sobre Redline aqui e também teve um VideoQuest aqui.
  • 009 Re: Cyborg (ação, ficção científica, 103 minutos). Produção de 2012 da Production I.G. É um verdadeiro desbunde visual, uma festa para os olhos. A ressalva é que a quantidade de informação comprimida em pouco tempo deixa o filme um tanto confuso, principalmente para quem não conhece o manga/anime Cyborg 009 de Shotaro Ishinomori, no qual foi baseado. Se imagens bonitas e animação impecável compensam para você, vale arriscar.
  • Hotarubi no Mori E (drama, fantasia, 45 minutos). Produzido pelo estúdio Brain’s Base em 2011. Essa é para quem não quer saber de pancadaria e sangue e está procurando algo mais tranquilo. Se você gostou de Natsume Yuujinchou, com certeza vai curtir (se é que já não viu). Se você nunca tinha ouvido falar, mas está disposto(a) a experimentar uma história delicada, agridoce, vale assistir. Saiba mais lendo o texto do Denys aqui no Gyabbo!
009 e hotarubi

Posters de 009 Re: Cyborg e Hotarubi no Mori E

redline e sword

Posters de Redline e Sword of the Stranger.

Para quem tem mais tempo, mas não o feriado todo, existem os animes de até 13 episódios, que dá para maratonar em um ou dois dias e ainda sobram horas para comer, dormir, dar uma volta no quarteirão…

  • Saint Onii-san ou Saint Young Men (OVA em 2 episódios e mais um filme de 90 minutos, slice of life, comédia). Feito pela A-1 Pictures em 2012. Jesus e Buda passam férias no mundo dos homens, mais precisamente no Japão, onde dividem um pequeno apartamento e passam por situações hilárias. É uma verdadeira aula sobre como fazer humor sem ofender ninguém. Saiba mais no XIL aqui.
  • Pet Shop of Horrors (OVA em 4 episódios, horror, sobrenatural). Trabalho antigo da Madhouse, de 1999. São 4 histórias distintas em que o verdadeiro horror não são as criaturas estranhas vendidas na tal Pet Shop, mas a ambição, a incapacidade de lidar com a culpa e as perdas do ser humano.
  • Tsuritama (12 episódios, comédia, ficção científica). Feito em 2012 pela A-1 Pictures. Totalmente maluco, absurdo, mas até que acaba sendo legal. Saiba mais aqui e aqui.
    Tsuritama no Crunchyroll: http://www.crunchyroll.com/tsuritama
  • Brave 10 (12 episódios, ação, fantasia, aventura). Do Studio Sakimakura e TMS Entertainment, 2012. Mais uma dica para quem gosta de anime de samurai tipo Sengoku Basara. A única ressalva é a irritante Izanami, a típica donzela cuja única função parece ser a de se meter em encrenca e ser salva pelos heróis. Se esse tipo de personagem não incomoda você, assista que é bem divertido.
    Brave 10 no Crunchyroll: http://www.crunchyroll.com/brave-10
  • Antique Bakery (13 episódios, shonen ai/yaoi?). Interrogação aqui por que o anime não tem nada muito explícito, mas perto do final acontecem umas revelações meio pesadas. Produzido pela Nippon Animation e Shirogumi em 2008. Os apreciadores de yaoi mais experientes já devem ter visto, mas quem descobriu o gênero agora e os curiosos podem assistir sem medo, a história é boa e não-apelativa.
  • Ikoku Meiro no Croisée (13 episódios, slice of life, histórico). Perfeito para quem gosta de fofura. Produção do estúdio Satelight, de 2011. A história de uma menina japonesa que vai viver e trabalhar na França dos anos 1800. Lindo trabalho de reconstituição de época nos cenários e a Yune é MUITO fofa. Fofíssima. Megafofa. Demais.
brave and tsuritama

À esquerda Brave 10. À direita Tsuritama.

ikoku e saint oniisan

À esquerda Ikoku Meiro no Croisée. À direita Saint Young Men.

Para quem quer passar todos os minutos do feriado assistindo anime, além de todos os citados acima ainda podemos indicar algumas séries um pouco mais longas:

  • Tiger and Bunny (25 episódios, ação, aventura). Produzido pela Sunrise em 2011. Super heróis participando de um reality show e dependendo de patrocínio para ganhar a vida. Wild Tiger, um dos personagens mais carismáticos dos animes. Interessante, não? Saiba mais aqui e aqui no Video Quest.
  • Hakkenden Touhou Hakken Ibun (26 episódios, sobrenatural, fantasia). Do estúdio Deen, de 2013. Para quem gosta de bishounens com poderes sobrenaturais. Existem insinuações de shonen ai, mas não passa disso, o que pode decepcionar quem prefere algo mais explícito. O plot principal termina com muitas pontas soltas, mas por outro lado a maioria das subtramas é conduzida satisfatoriamente.
    Hakkenden Touhou Hakken Ibun no Crunchyroll: http://www.crunchyroll.com/hakkenden-eight-dogs-of-the-east
  • Peacemaker Kurogane (24 episódios, ação, aventura, comédia). Anime do estúdio Gonzo, de 2003. Indicado para quem gosta de histórias do período Meiji. Alterna episódios de comédia pura com outros extremamente dramáticos e chocantes. Apesar do design leve e alegre, é um anime bem sangrento e violento.
  • Noragami (12 episódios e dois OVA aventura, comédia, fantasia, sobrenatural). Feito pelo estúdio Bones em 2014. Quem gosta de lutas legais, ayakashis e visual bacana deve assistir. O Yato tem os olhos mais lindos que já vi num personagem de anime. A Ana Souza escreveu sobre o manga de Noragami aqui no Gyabbo!
peacemaker kurogane e tiger and bunny

À esquerda Peace Maker Kurogane. À direita Tiger & Bunny

 

Noragami e Hakkenden

À esquerda: Noragami. À direita: Hakkenden Touhou Hakken Ibun

É isso, amigos. Espero que tenham encontrado alguma coisa interessante para vocês nesta pequena lista. Divirtam-se!

14 respostas em “Dicas de animes para o feriado de Carnaval

  1. Saint-Oniisan, Tsuritama e Hotarubi no Mori e são bem agradáveis de assistir. Achei que as recomendações foram ótimas, até por fugir do “padrão”, principalmente por Peacemaker, que aliás, eu preciso correr atrás pra assistir.

    Curtir

    • Fico feliz que tenha gostado, Fernando ^^ Peacemaker Kurogane é muito bom, num momento você ri pra caramba e no outro é violência, sangue, loucura…
      Obrigada pelo comentário!

      Curtir

      • No começo é um típico slice of life, depois vira uma loucura, mas a qualidade continua a mesma. É ideal pra assistir num feriado ou nas férias.

        Curtir

    • Alexandre, tem uns que não entraram na lista por que não deu tempo de escrever que posso sugerir. Tem Uchouten Kazoku, Cuticle Tantei Inaba que é tão ou mais maluco que Tsuritama, Shura no Toki se você prefere animes históricos, Saiunkoku Monogatari que é shojo mas com foco mais na aventura do que no romance, Princess Pricess que é comédia gender bender…

      Curtir

  2. Dicas boas eu mesmo já estou vendo uns 5 kkkkkkk, fora os da temporada, tem alguns filmes que são bons também como kotonoha no niwa, summer wars, hotarubi no mori recomendo para qualquer um, mas procurando ai tem muito anime bom para ver durante o carnaval já que não curto nem ver noticia sobre.

    Curtir

    • Boa lembrança, Guilherme! Summer Wars eu vi imagens, achei interessante mas acabei esquecendo de ir atrás. Se me sobrar tempo neste feriado vou ver.

      Obrigada por comentar, é muito legal saber que as dicas foram úteis ^^

      Curtir

  3. Eu recomendo assistir Mosnster, são mais de 70 episódios, mas que valem a maratona, na minha opinião, o melhor anime adulto já produzido… Também recomendo Perfect Blue (OVA) e Rainbow (série), são mais curtos e de ótima qualidade!

    Curtir

Comente e participe da discussão