Punch versus sites de reencodes: Onde os fãs se encaixam?

Você viu o discursão que tá rolando entre a punch e os encodes? Como blogueiro do meio o que você acha? Via: ighorhenrique

http://www.formspring.me/Gyabbo/q/283079746781195634

Não ia entrar nessa discussão, mas recebi essa pergunta esses dias pelo formspring (e mandem mais!) e como acabaria falando muito, resolvi trazer para o blog e expandir como já fiz anteriormente.

Para quem não ficou sabendo do que aconteceu no sábado, recomendo a lida deste link para melhor entendimento. Mas resumindo a história, de acordo com vários sites de reencode, estes estariam sendo alvos de ataques hackers feitos por um membro (mas especificamente conhecido como Tetsu) do speed fansub, Punch, o maior do Brasil em lançamentos e em acessos.

Uma vez me perguntaram, também via formspring e que acabou virando um post, se eu não achava perda de tempo ter um blog autoral enquanto sites de reencode possuem literalmente centenas de vezes o número de visitas que eu tenho. A minha resposta lá deixava bem claro que, apesar de entender o papel desse tipo de site para o fandom brasileiro, eu não vejo grande valor nesse tipo de trabalho já que ele é meramente uma cópia com algumas etapas a mais de trabalho.

Primeiro que eu não vejo muito sentido nisso. Se há 8 anos atrás, eu, com minha internet discada de 56kb baixava animes em .avi de 128mb para não ter que passar pela terrível experiência de assistir por arquivos de rmvb, por que hoje, com o avanço da internet, seja nas casas das pessoas, seja nas lan-houses (além do avanço galopante da pirataria de animes), as pessoas ainda precisam de arquivo de 45mb e uma qualidade tosca? É claro que eu não vou julgar a forma como você assiste ao seus animes, mas para mim, parte da experiência de ver um anime está sim em aproveitar uma boa animação, uma bonita fotografia, técnicas avançadas e refinadas por bons artistas. E eu não estou nem falando que todos deveriam baixar tudo em 1080p, não, mas será que um SD de pouco mais de 100mb vai ser tão complicado assim de baixar?

Aí vem o grande problema do imediatismo. O avanço da internet acabou aumentando (pois “criar” é forçar demais, isso sempre existiu) consideravelmente a necessidade das pessoas de terem o que querem agora, especialmente no ramo do entretenimento. Não basta pegar daquele speedsub onde a revisão não foi tão bem feita, precisa-se baixar do jeito mais rápido!

Falo isso para poder afirmar que talvez eu estivesse sendo bondoso demais naquele post onde falei de blogs autorais x sites de reencode, ao dizer que eles tem seu papel importante no fandom. Será mesmo? Convido-os para um pequeno exercício mental: imaginem que sumissem todos os sites de reencode e sobrassem apenas os fansubs (algo que não podemos retirar da equação visto que o mercado de home-video e a própria televisão não suprem as “necessidades” dos fãs de animes). O que aconteceria? Me atrevo a afirmar que pouca coisa. No máximo um bom número de pessoas demorariam uma hora a mais para ter seu novo episódio de Seikon no Qwaser.

Talvez já tenha dado para notar a minha falta de apreço por esse tipo de site. Muito possivelmente pela minha raiva ao plágio. Mas aí você vai me dizer que é “o sujo falando do mal lavado”, afinal, fansub, no fim, ainda é ilegal, como considerar o trabalho de tradução deles algo próprio e com direitos autorais. Bem, já que não vivemos em um mundo perfeito em que o mercado brasileiro de animes sequer existe, me permito afirmar que sim, fazer um reencode não autorizado de um fansub é plágio. E vocês já devem saber como eu não gosto de plágio.

Isso significa que eu estou ao lado do Punch, o maior fansub brasileiro e que por um tempo hospedou um bottom linkando o Gyabbo! na página dela sem cobrar nada, além de linkar vários posts? Não, felizmente eu consigo separar as coisas. A questão é que as possíveis provas contra o Punch não são exatamente contundentes. Quando o acusador diz “Acredite quem quiser“, é porque ele mesmo sabe da fragilidade das suas acusações. Custo a acreditar que alguém iria hackear uma página “inimiga” e deixar seu nome para trás com o link do seu site (eu sei que os conspiradores vão dizer que isso tudo faz parte do plano…), soa infantil.

Mas e se o Punch tiver mesmo feito esses ataques, o que eles representam para nós, os fãs e consumidores dos trabalhos consequentes (tá, eu não, na verdade já deve ter uns dois anos que parei de pegar animes por fansubs brasileiros, hoje tudo que baixo vem do TokyoTosho)?

Nada.

Sim, nada. E sabe por quê? Primeiro porque essa briga não teria a ver com a vontade imensa de levar o melhor do entretenimento pop japonês aos fãs, isso tudo gira em torno de dinheiro; seja o trabalho que o Punch faz como fansub, seja o trabalho feito pelos reencodes. Fansub dá dinheiro e o Punch foi o que conseguiu melhor se estruturar para isso, colhendo os frutos agora, como vocês podem ler melhor no artigo do Panino Manino no Subete Animes. Propagandas, adsense, venda de goodies, compensação por downloads, doações (algo que eu acho abominável, eu mesmo já critiquei abertamente o Punch por essas e outras atitudes. É preciso criticar o que não se acha certo). Tudo gera dinheiro e, como diria o site citado anteriormente, “acredite quem quiser” que esse dinheiro serve apenas para custear gastos.

Então, antes de escolher um time, antes de escolher um lado nesse discussão, pense bem se algo nisso tudo remete à você. Você poderia julgar a ética do Punch no caso deles realmente estarem fazendo esses ataques? Poderia. Alguém moralmente mais duro poderia usar isso como motivo para não usar esse fansub (apesar de que alguém assim nem sequer baixaria animes fansubadas, mas enfim), mas no fim, essa é uma briga deles, entre eles e que só terá consequências (boas e más) para eles.

Dentro dessa roda toda você é apenas um fantoche usado para tentar emplacar uma hashtag ali, um Trending Topics acolá. Esqueça, a fase do “de fã para fã” acabou faz tempo.

Esse post foi publicado em Artigo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

34 respostas para Punch versus sites de reencodes: Onde os fãs se encaixam?

  1. Downloads deles rendem alta grana, é uma conspiração gigante.

  2. topheira disse:

    Just saying… vejo mal algum em uma fansub ganhar dinheiro com tradução, desde que elas lancem os meus episódios e eu (tecnicamente) pague nada, estou feliz. =)
    Punch! é uma ótima fansub, e construiu sua popularidade aos poucos; aos invejosos, sinto muito, mas é isso mesmo. Acredito que eles não fizeram esses ataques (eles definitivamente não seriam tão estúpidos)… anyway, a única coisa que eu quero é ter meus animes traduzidos no meu pc, como eles já me oferecem isso, pretendo reclamar de nada. :B

  3. Vinicius disse:

    Não gosto da Punch, acho que qualidade é muito fraca. Mas essa frescura desses caras em ficar arrumando confusão enche o saco. O mercado de animes no Brasil já é deprimente e os grupos de subs que poderiam manter esse entretenimento, ainda que por meio da internet, resolvem declarar uma guerra babaca entre si. Eles deveriam se unir e buscar trabalhar de forma abrangente e que tivesse qualidade, foda-se a Punch quer dinheiro e lota o site de propaganda, aquilo é realmente ruim? Vou continuar baixando meus animes via P-A, Dollars, Bloddy, Paint; e também pelos piorezinhos (pra mim, é claro) como Punch e Motto. O importante é que nenhum deles acabe, para que assim tenhamos opção na hora de baixar.

  4. Eduardo de A. Ribeiro disse:

    O até então chamado “hobby” virou na verdade um grande empreendimento, unindo o util (aka grana) ao agradavel.

    Vide o surgimento das chamadas “projects”, “alianças”, “ligas” etc… E todas CARREGADAS de adsenses, goodies de ‘parceiros’, e algumas até também com os famigerados pedidos de doação.

    “Pagamos servidores na China; ou “Ajuda pra pagar os bots” e até “Se não doarem serei obrigado a fechar o site” = BULLSHIT

    O que mais se perde nisso tudo é exatamente aquilo que interessa: o entretenimento proporcionado pelo anime.

    Finalizando, otimo texto seu Gyabbo, tu colocou bem a situação atual e faço minha suas palavras: “[…] a fase do “de fã para fã” acabou faz tempo.”

  5. mexicano21 disse:

    Sites de reencode servem no mínimo como diretório de séries (novas e antigas). Desconheço fansub que traduza todas as séries. Também desconheço reencoder que trabalhe com todas as séries, mas a maioria deles tem uma carteira de séries bem maior que um fansub médio. Quando eu quero baixar um anime novo (mesmo que velho), eu entro primeiro nos reencoders grandes que eu já conheço e gosto, que eu sei que tem uma grande quantidade de séries, em boa qualidade (não baixo RMVB, não é só isso que reencoders fazem), e hospedados em bons sites de download. Só quando fracassam minhas duas ou três opções de reencoders é que apelo para o Google, que vai me dar um monte de lixo para eu filtrar até encontrar o que eu realmente quero. E aí acabo baixando do primeiro lugar que achar em qualidade interessante, quase sempre de reencoders, dificilmente um fansub tem rank no Google alto o suficiente para aparecer em boa posição, e isso é exatamente resultado do grande catálogo de séries que reencoders têm. O resto é sim briga comercial entre fansub e reencoder, na qual eu não vou me meter também.

  6. Carlos disse:

    Eu nem ligo, desde que eles estejam ainda fazendo os encodes, estou pouco me lixando, nem lembro de quem eu faço os downloads, eles que se explodam. E ”Conspiração”?! Ah vsf, coisa pequena medíocre, que só interessa à quem é faz e quem é vítima, eu não ligo, minha vida não gira em torno deles, se os meus downloads pagam o pão do Punch, ótimo! O único custo que eu tenho deles é a internet e a energia da minha casa. só!

  7. IghorH disse:

    Novamente aprecio seu ponto de vista.

    Meu ponto de vista sobre os encodes e fansub segue +/- sua linha de raciocínio. Acho necessário a existência de ambos, pois como você mesmo relembrou na postagem o Brasil não tem mercado. Também não vejo fansubs como vilões se conseguem (é conseguem) fazer o hobbie ser lucrativo. Só que infelizmente alguns não aceitam cobrança e aí que está o mal. Porque a partir do momento que eles ganham para fazer “subagem”, eles estão prestando um serviço (ilegal, mas ainda sim é um tipo de serviço).

    É para quem acredita ainda na frase “de fã para fã”, nós dias atuais lembre o que seus avós diziam:” Ninguém faz nada de graça para ninguém.”

    Não abomino totalmente encodes, pois são responsáveis por vezes abrigar animes mais antigos e que seus fansubs já não existem a muito tempo. Em meu mundo ideal, a finalidade desse tipo de site seria única e exclusivamente essa, ser o “asilo de animes”.

    Fico feliz que minha pergunta tenha gerado esse texto, onde abertamente você põe seu ponto de vista. Particularmente gosto muito de compara meu ponto de vista ao seu e ver em que pontos concordo e discordo. Porque acredito que nossas opiniões devem estar em constante trabalho de reflexão e nada melhor que confrontar e debater com (bons) “ouvidos alheios” para enriquecer nossas opiniões.

  8. Carlos disse:

    A tá, sou usuário do punch faz mó tempão, desde que eu ainda baixava Naruto, não shippuden, ou uma época perto disso, que era encodado pelo OMDA, ó o tempo man~~

  9. bia disse:

    ai gente, sinceramente, eu acho isso triste. Não, caramba, sabe, eu trabalho em um scanlator e tipo, eu amo o que eu faço sabe, e eu sempre me esforço e não concordo em pedir dinheiro em troca, afinal, nós nos voluntariamos ao trabalho. Vocês até podem me chamar de ingenua ou algo do tipo, mas acredito sim que ainda existam os “feitos de fã para fã”. Eu só fico chateada é quando vem um cara desses e aí faz tudo isso, não, PQP, tá até parecendo político! mas eu já sou fã da punch! a algum tempo, e vou continuar a baixar seus projetos. E eu acho chato pessoas que não botam real valor nos fansubs, tipo “que se exploda isso, ainda tenho XXXX fansub pra baixar”, afinal, se não existisse NENHUM fansub, quero ver como vcs fariam para baixar seus animes, já que provavelmente nenhum de vocês é fluente e japonês. Gente, só estou apresentando meu lado de ver as coisas, sou uma fã e editora, é bom ver os dois lados. É só minha humilde opinião, não estou falando mal de ninguém, digo, a não ser do carinha que causou essa confusão toda. Fazer tudo isso por dinheiro é sacanagem, quando a gente morre, o dinheiro só paga o caixão…

  10. Victor disse:

    Eu já acho que esses fansubs que traduzem de qualquer geito usando o google tradutor nem é fansub, sinceramente o único fansub que concidero fansub é o Anime no Sekai, fora ele minha opnião é a mesma.

  11. isaac disse:

    Cara, me sinto meio triste com tamanha desunião no meio, se reclama da falta de investimento da TV e midia qto a cultura japonesa, mas nem entre os fãs se tem algo sólido e livre de polêmicas…
    Existe ainda o de fã pra fã, mas vem se tornando raro, e além do mais, acho super certo lucrar encima de um trabalho que é mais dificil do que aparenta ser (traduçao e adaptaçao nao é mole, digo isso por experiencia propria pois estou começando a traduzir tokusatsus) e gente, caiam na real: ninguém ta ficando milionário com fansub.
    Espero que um dia haja realmente uma uniao verdadeira dos fãs, podendo até haver algum lucro, e que todos possam ganhar -_- Brigar para disputar popularidade é infantil e idiota.

  12. Concordei com pouquíssima coisa nesse texto, e nem vou argumentar nada…

    Se você tem uma internet boa, que bom, eu tenho uma péssima, e se for ficar me dando ao luxo de baixar arquivos com 150mb, eu teria no máximo um anime por mês… Mais vale ter muito conteúdo, por 70mb, em qualidade menor, que um conteúdo uma vez na vida, por qualidade maior.

  13. ronaldes09 disse:

    não acredito que a punch tenha atacado algo site mas acho essa briga muito estupida a punch tem um bom trabalho e não seria estupida de ataca seus concorrentes e deixa seu nome la

  14. fabiocaparroz disse:

    Isso é briga de ego pela internet pra dizer ” olha eu sou fodão” Tenho o pensamento de pouco importa de onde baixar ou que qualidade o pessoal quer baixar… Respeitar a todos é o que importa…Essas brigas sempre ocorreram e sempre irá ocorrer… Acredito que tem coisas mais importantes para se discutir, e se X, Y pararem de fazer aparecerá o Z pra fazer…

  15. Sempre Ouvi falar dessas ~tretas~ de fansubs/speedsubs. mas fazer oq, no brasil é assim. sempre brigando e qualidade que é bom, NADA. já cansei de baixar algumas coisas do Punch de outros sub e vir com legendas horríveis. Bom que parei com isso.

  16. detetiveTRAP disse:

    Como disseram, Punch é uma pequena empresa agora, não mais um mero fansub. Quem pode criticá-los por isso, ora bolas? Capitalismo é a ultima moda e essa história de “feito de fã pra fã, não venda ou alugue” é e sempre foi só uma jogada de marketing pra o otaku pensar “puxa, como esses caras são legais, traduzem os animes só pra eu assistir e não ganham nada com isso”. Os sites de encode praticamente já esqueceram a história da punch supostamente tê-los hackeado, se você reparar bem na hashtag #FORAPUNCHFANSUB só vai vê-los criticando o fato da punch fazer dinheiro – e muito – com seu serviço; além de, é claro, alienados seguindo cegamente a opinião deles puramente por serem alienado. Um abraço para vocês. @detetiveTRAP

  17. Não confio em quem assiste anime em HD ou FULLHD num monitor menor que 22 polegadas. rs

  18. Gyabbo sobre esse tema eu acho o seguinte. Não vejo nada de errado fansubs e encoders fazerem o que eles fazem.

    Eles poderiam estar fazendo qualquer coisa, mas desperdiçam o seu tempo para tradução ou compartilhamento de vídeos de episódios de anime. Não tenho nada contra o Punch e qualquer outro fansub eles fazem o que gostam e nenhum deles esta me ofendendo ou me desmerecendo se não sou ofendido então o mesmo não merece ser ofendido por min.

    Criticar posso ate fazer, erros de português nele é algo que existe mas não tira o entendimento e compreensão da serie. Mas em minha opinião eu gosto dos fansubs Eternal Animes e Anime no Sekai.

    Erros de português em fansubs eram piores antigamente do que hoje em dia que a exigência de uma boa escrita é algo muito exigido nos fansubs de hoje. Enfim essas brigas e guerras vão continuar a acontecer, isso é normal quando existe concorrência entre as massas de uma área especifica.

  19. wildcat17 disse:

    Não vejo ma nenhum em ganhar dinheiro com fansub, desde que não cobrem pelos lançamentos. Eles trabalham, e só recebem dinheiro de quem o quis dar o.O

  20. lfalla disse:

    @wildcat17 de certa forma, eu concordo contigo. Não vejo problema nenhum em alguém tirar dinheiro (só o fato de ser ilegal, mas né? nunca vai chegar aqui determinados animês, e o trabalho de tradução e caralho a quatro consome tempo. bla bla bla), mas agora, mentir descaradamente que PRECISAM DAS DOAÇÕES pra manterem o serviço é foda. “servidores de encode” é meu ***, “nossos servidores custam 3198410938410 dólares por mês”?

    Doação é uma coisa, tentativa de comoção pra arranjar dinheiro é outra, ainda mais mentindo…

  21. fernando disse:

    Eu acho que o problema não é os fansubs ganharem dinheiro, eles devem mesmo ganhar, pois estão gastando o tempo deles com esse trabalho e a gente não tá pagando nada para ter os nossos animes, e quem não gosta do Punch é só baixar de outro site.

  22. Roberto disse:

    Já conheço o blog a quase um ano e desde então faço visitas diárias pra ler qualquer coisa que apareçesse, e é sempre muito divertido, mas fico sempre curioso pra ver algum anime novo, e isso só resulta numa lista enorme de animes que eu acabo não vendo, e nesse tempo todo nunca comentava, só quando achava que realmente tinha algo interessante pra dizer, ou que queria muito dizer, mas depois de ler o post sobre se vale ou não a pena fazer um blog autoral eu percebi como um simples comentário tem importância, então decidi que vou comentar sempre que possível agora, mesmo que seja só para agradeçer os momentos de descontração que esse blog proporciona. E quem sabe um dia eu não crie coragem e começe um blog também? Mesmo que eu axe que me falta muito conhecimento nessa área, mas adoraria passar para o mundo real o que se passa na minha mente, enfim, continue o trabalho duro e saiba que você tem muitos leitores que não comentam (isso era pra ser uma tentativa de conforto ;D).
    Ah, e quanto aos fansubs, concordo com a ideia de que desde que o devido valor seja dado a quem teve o trabalho de traduzir e tudo mais, não há problema em espalhar o trabalho deles, o que vale realmente é que o máximo de pessoas conheçam essa maravilhosa arte que são os animes.

  23. Black_Hyokasuigetsu disse:

    Na minha opinião esses reencodes são um bando de mal agradecidos. Eles pegam o material da punch só pra variar. A Punch não tem motivo algum para atacar. Os caras tem a cara de pau de pegar material da punch e de reclamar só porque o IP da punch tá sendo usado. O Tetsu ele ofereceu conversa e esses caras ai que não quiseram conversa. Eu tô do lado da punch porque eles fazem o serviço “de verdade”

  24. akito disse:

    Essa briga não vai levar ninguem a lugar nenhum.Se o punch realmente fez isso e for provado, será mal visto pelos fãs. Aquele velho princípio “de fã pra fã” está meio esquecido ultimamente, mas acredito que logo surgirá algo que irá passar por cima disso tudo sem prejudicar ninguém, pois é assim que deveria ser e não ficarem sabotando a “concorrência”, se é que a acusação é verdadeira.

  25. Gabriel disse:

    E assim, a comunidade Otaku continua cada vez mais desunida. Triste…

  26. Como se ainda existisse comunidade otaku, o que existe hoje é gente que vê animê, lê mangá, se reune com outros nerds e se acha incompreendido. Como o próprio Denis disse: Não existe mais de fã para fã. O que existe hoje é negocio rentável e fácil para um nicho facilmente saciável, foi mal aproveitado pelas mídias legais e agora dá dinheiro pra plagiadores e fansubs. Disseram que vender musica na internet não ia dar certo e hoje rende milhões no iTunes, está sendo a mesma coisa com os animes. Saudades daqueles caras anônimos que ficavam caçando torrent a madrugada inteira, sem pedir nada em troca. Resumindo: to pouco me lixando para o que acontece no meio dos Fansubs e Encoders, que façam o que eles são muito bem pagos para fazer e pronto.

  27. wildcat17 disse:

    @Ifalla
    Concordo, sim. Pedir doações, compreensível. Pedir dinheiro como agradecimento pelo trabalho, aceitável. Mas mentir para ganhar é inaceitável.

  28. Pingback: 3 anos de Gyabbo! – A consolidação de uma trajetória |

  29. Asevedo disse:

    Essa “polêmica” é uma besteira sem igual, serve só para sensacionalistas escreverem como os senhores da verdade.
    Não apoio site de reencode, já baixei muito deles para conhecer séries e fansubs para a partir daí seguir o fansub.
    Que todos os fansubs tem gastos é um fato, mas o maior problema são os fansubs que querem transferir os gastos para quem acompanha os trabalhos. Se você se propõe a fansubar tem que ter em mente que terá que gastar, artifícios como adsense serve para ajudar, mas mostrar para seu público comprovantes deixa mais limpa sua imagem e quando se começa a lucrar para e pense se isso é certo.

  30. Danko X disse:

    Não acho q seja conspiração como alguns dizem, ou um site de baixa qualidade como outros dizem. Acho que a PUNCH! é a PUNCH! e nada vai mudá-la. Inveja, hipocrisia, acusações, infantilidade e/ou irracionalidade desses sites invadidos não irão resolver NADA. Ao invés de perder tempo como briguinhas e calunias, deveriam se preocupar em melhorar o sites deles. Essas invasões mostram que os sites deles precisam melhorar, precisam de mais segurança. Toda essa confusão acaba chateando os fãs. Eu estou completamente do lado de TetsuV3. Desde do começo da PUNCH! eu me baseava nele para ser um ótimo tradutor. Eu tenho certeza de que ele é uma ótima pessoa e acho q todos deveriam pedir desculpas a ele. Ele foi o que mais se prejudicou nisso tudo, pq alem de sofrer acusações, a PUNCH! tbm foi invadida. Eles deveriam si unir parar melhorar seus sites e previnir futuros ataques. Espero q me compreendam. Abraço a todos vcs!!!

  31. Pingback: PUNCH! Fansub Estuda Criação de Acesso VIP | Nahel Argama

  32. Pingback: O “de fã para fã” criou e matou a possibilidade de um mercado de animes no Brasil |

  33. Anonimo@Anonimo.com disse:

    Tenho nojo do fansub Punch não tem nenhum respeito pela animação japonesa e suas legendas são porcas ao extremo quase impossiveis de serem lidas. (quem patrocina isso não tem amor pela animação japonesa!)

    Punch é só mais um lixo que rouba legenda dos fansubs gringos e faz uma tradução porca em cima dela e ainda conseguem faturar uma grana pesada em cima disso!

  34. lost in poa disse:

    Novo modus operandis da Punch: pagar para fazer download por links exclusivos. Uma coisa é lançar o anime pela dificuldade em ter acesso ao mesmo no Brasil, outra é querer ganhar dinheiro em cima, pirataria pura! Sites como Punch acabam com a legitimidade dos fansubs. Daí é um passo para a justiça proibir o compartilhamento dos arquivos.

Os comentários estão encerrados.